campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura apoia Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

1O evento reuniu a cúpula que compõem os comitês das 36 bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais

TEÓFILO OTONI – Na manhã desta terça-feira (29) aconteceu a abertura do 47º Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), no Clube Libanês. O evento organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Mucuri, com o apoio da Prefeitura de Teófilo Otoni, reuniu a cúpula que compõem os comitês das 36 bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais com o objetivo de discutir e encontrar caminhos para as questões ambientais.

Segundo a presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Vale do Mucuri, Estela Boscov, os representantes dos comitês das 36 bacias do estado de Minas Gerais se reúnem a cada três meses para discutir a questão hídrica em Minas. “Nós temos um gestor que é a Semad e temos um fundo que patrocina as ações, projetos e programas dentro dessas bacias. Temos uma série de problemas, cada bacia tem a sua peculiaridade e suas necessidades. Juntos, nós encontramos força pelo fórum pra nos unir. No último fórum nós promovemos um relatório colocando toda a situação das bacias que ainda não estão com os seus planos diretores e encaminhamos para os nossos gestores”, disse.

Estela explica que a ideia do fórum é abrir novas discussões em busca de consenso na preservação do meio ambiente. “Porque a todo momento nós temos problemas diferenciados, com mineração, desmatamento, incêndios florestais. Ou seja, temos uma gama de problemas ambientais que todos têm vínculo com a questão hídrica. Esse fórum é extremamente importante para a nossa região”.

 

Recessão hídrica

O coordenador geral do FMCBH, Hideraldo Buch, enfatizou que o encontro é de suma importância no que tange aos recursos hídricos. “Apesar de tanta escassez que nós temos hoje não só em Minas, mas em nível do Brasil, essa reunião tem o objetivo de debater a crise hídrica, os problemas que têm com relação à questão do lixo, do esgotamento sanitário. Um espaço que preconiza a discussão e apresentação de proposta para tentar pelo menos minimizar a questão da recessão hídrica no estado de Minas Gerais”.

Desafios que os comitês enfrentam

Para o assessor do Governador Fernando Pimentel, Jorge Arcanjo, o fórum representa um grande avanço para Teófilo Otoni e região. “Porque realmente vai resgatar as bacias hidrográficas em um trabalho de recuperação. É um trabalho louvável e necessário no momento atual que nós estamos vivendo”, ressaltou.

Já a vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri, Alice Godinho, lembrou que o encontro é uma oportunidade para discutir as prioridades, necessidades e dificuldades que os comitês de bacia enfrentam em Minas Gerais. “Temos momento em que as coisas vão bem outra hora vão muito mal. Agora, por exemplo, a gente está atravessando um período meio crítico, de falta de recursos e uma série de entraves ao nosso trabalho. Por isso esse fórum tem uma grande importância, porque é um espaço que nos permite discutir e tentar encontrar solução para os problemas no gerenciamento de recursos hídricos em Minas Gerais junto com o governo”, afirmou. (Fotos: Alan Rodrigues)

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias