campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura apoia Semana da Cultura e Turismo de Teófilo Otoni

O turismólogo Bruno de Sá afirma que a resposta da população tem sido positiva quanto às iniciativas que buscam resgatar o legado cultural presente no Vale do Mucuri
O turismólogo Bruno de Sá afirma que a resposta da população tem sido positiva quanto às iniciativas que buscam resgatar o legado cultural presente no Vale do Mucuri

Entre as atividades previstas durante o evento estão incluídas: visitas a pontos históricos, culturais e naturais de Teófilo Otoni com alunos de escolas públicas, realização de Sarau, intervenções teatrais, lançamento de livro, entre outras

TEÓFILO OTONI – A Prefeitura, em parceria com a Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas e a Associação Cultural dos Ferroviários da Bahia-Minas, realiza de 25 a 30 de setembro, mais uma edição da Semana da Cultura e Turismo de Teófilo Otoni. O evento tem como objetivo fortalecer as comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), além de valorizar e promover a identidade cultural do município.

Entre as atividades da Semana da Cultura e Turismo, estão previstas visitas a pontos históricos, culturais e naturais de Teófilo Otoni com alunos de escolas públicas, realização de Sarau, intervenções teatrais, lançamento de livro, abertura de espaços locais de interesse cultural e turístico em horários estendidos, homenagem ao prato típico local, a “carne de sol” e apresentações musicais em ambientes públicos e privados.

O evento tem como objetivo fortalecer as comemorações do Dia Mundial do Turismo, além de valorizar e promover a identidade cultural do município
O evento tem como objetivo fortalecer as comemorações do Dia Mundial do Turismo, além de valorizar e promover a identidade cultural do município

A ideia dos organizadores é atrair não apenas os moradores e turistas de Teófilo Otoni, como também de outras localidades do entorno. “A proposta é justamente ressaltar e valorizar a Cultura e o Turismo de Teófilo Otoni, mostrando todas as nossas potencialidades em termos turísticos e culturais. A abertura da programação se inicia no domingo, no anfiteatro da Praça Tiradentes com apresentações musicais, mostra da cultura e dos produtos típicos da gastronomia da região. A gente vai ter a presença do pessoal da descendência da cultura alemã, da cultura sírio-libanesa no município e vamos ter mostras dessas culturas e da gastronomia típicas dessas culturas junto com show que vai acontecer no anfiteatro”, explica o turismólogo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão Divisão de Turismo, Bruno de Sá.

 

Um tour cultural para conhecer a história da cidade

O turismólogo enfatiza que durante toda a semana, no espaço cultural da Praça Tiradentes (Casa de Vidro), haverá atividades para contar a história do município. “Vamos falar da Ferrovia Bahia-Minas. De quarta a sexta, no Largo dos Correios, vamos fazer a tradicional Feira de Artesanato, de Plantas e Flores Ornamentais. Na segunda-feira vamos organizar um sarau com poesia e com música, lá na sede da Associação Cultural dos Ferroviários, a partir da 14 horas. Terça, quarta e quinta às 7h30, vamos realizar visitas com alunos das escolas públicas municipais em pontos históricos, culturais e naturais do município. Vamos aos túneis da antiga ferrovia, para que eles saibam um pouco da importância da história da ferrovia. Vamos à barragem da Copasa para mostrar a importância da água em nosso município. E uma visita na Casa de Cultura”, disse.

 

Carne de sol: patrimônio cultural do município

Outro grande destaque da Semana da Cultura e Turismo é a articulação da Prefeitura para que a tradicional carne de sol de Teófilo Otoni seja reconhecida como patrimônio cultural do município. “A gente vai fazer o lançamento desse tombamento, esse processo de tombamento que nós estamos iniciando, lá na Feira Coberta do Bairro Bela Vista. Lugar onde, tradicionalmente, os turistas e nós teófilo-otonenses, vamos para comer a carne de sol que é tão falada e exaltada por nós, ao som de muito xote, arrasta-pé e forró”.

Segundo Bruno, a resposta da população e dos produtores de cultura e do turismo de Teófilo Otoni tem sido positiva quanto às iniciativas que buscam resgatar o legado cultural presente no Vale do Mucuri. “Nós fizemos várias capacitações com meios de hospedagem, fizemos capacitação com formação de condutores locais de turismo e a gente nota que a rede que é responsável por fomentar, articular e fazer acontecer a cultura e o turismo de Teófilo Otoni, ela está mais integrada”.

O turismólogo ressalta ainda a importância do papel da Prefeitura nos eventos culturais promovidos na cidade. “Hoje vemos vários festivais acontecerem, periodicamente, com apoio da Prefeitura. Não tem uma atividade cultural e de turismo que tenha sido feita na cidade, que não teve apoio da Prefeitura, nesses últimos anos. O município tem cumprido o seu papel de provocar e de apoiar todas essas iniciativas. A consequência disso, a resposta que a gente tem tido disso foi que as pessoas que estão envolvidas, diretamente, nesses setores, elas estão mais presentes, mais articuladas e cada vez mais ativas, cada uma em sua função”, finalizou.

 

Não fique de fora!

A programação completa da Semana da Cultura e Turismo está disponível no espaço cultural da Praça Tiradentes (Casa de Vidro).

Realização: Circuito Turístico das Pedras Preciosas; UETO; Academia de Letras de Teófilo Otoni, ACDATO; Associação de Artesãos de Teófilo Otoni; Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri e Associação Cultural dos Ferroviários da Bahia-Minas. Apoio: Prefeitura de Teófilo Otoni. (Alan Rodrigues)

Compartilhe :

Uma resposta