campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emater, CDL, Sindcomércio e Sebrae fecham últimos detalhes para a AGRIVALES

TEÓFILO OTONI – Nesta segunda-feira (07), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, secretário Jonas Boaventura, se reuniu com o presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar, diretoria da CDL, representantes do Emater e do Sebrae, para o fechamento dos últimos detalhes para a realização da Feira da Agricultura Familiar dos Três Vales (AGRIVALES) – Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jonas Boaventura, destacou as potencialidades de negócios e de geração de empregos da AGRIVALES, ao fomentar o contato das classes produtivas e consumidoras diretamente com os produtores rurais

“Com a meta de contribuir com o desenvolvimento das potencialidades econômicas e empregatícias, que surge a AGRIVALES, Feira da Agricultura dos Três Vales, realizada através da parceria da EMATER-MG, Prefeitura de Teófilo Otoni, CDL e Sindcomércio. Esta será sua primeira”, explicou o secretário Jonas, que continuou. “Um evento de várias oportunidades, a AGRIVALES será realizada no Expominas em Teófilo Otoni, entre os dias 25 e 27 de maio de 2018. Durante três dias estarão reunidos no mesmo local as principais agroindústrias de pequeno, médio e grande porte da região, os principais fornecedores de insumos e tecnologia para o agronegócio, visitantes e empresários de nossa cidade e região, universidades e escolas públicas. A ideia central é fazer que o evento aproxime pequenos, médios e grandes fornecedores junto aos pequenos produtores de nossa região, contribuindo para o desenvolvimento de nossa economia e fortalecendo o turismo de negócios. Além disto, a feira servirá como uma vitrine para nossos produtos, criando a oportunidade de venda direta para o consumidor e oportunidades de negócios com outros mercados.

O local, o Centro de Exposições EXPOMINAS, é o quarto do Estado de Minas Gerais e possui estrutura sem comparativos na região, sendo o local ideal para a realização de eventos com o porte da AGRIVALES”, destacou ele.

O presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar, durante a derradeira reunião de realização e organização do evento produtivo agrário

 

Estrutura e logística

 

A estrutura física da AGRIVALES contará com um grande pavilhão de exposições com capacidade para 8 mil pessoas, auditório com capacidade para 1020 expectadores, salas para realização de palestras, workshops e seminários, estacionamento com capacidade para 500 automóveis.

Conectando os Três Vales com o Brasil e o Mundo Durante por cinco dias, a Agrivales será a principal vitrine do que a região produz de melhor, servindo como elo de conexão entre os Vales com o restante do Brasil.

E as expectativas de público por parte dos organizadores é alta. Espera-se que o evento receba mais de 30 mil pessoas somente de Teófilo Otoni e cidades vizinhas.

O público alvo do evento são os consumidores em geral, pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos e serviços industriais da região, estudantes do ensino médio, de cursos técnicos e universitários, órgãos públicos, representantes da região Norte e Leste de Minas, Sul da Bahia e Espírito Santo.

Parcerias entre órgãos locais contabiliza um público superior a 30 mil pessoas , entre produtores rurais, visitantes, classe produtiva, entre outros, evento este que poderá vir a ser o maior do setor agrícola dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus

A feira contará ainda com seminários, com temas como as oportunidades para cultura do Café nos Três Vales (no dia 25 de maio abordando as oportunidades e desafios para a cultura do Café na região). Serão apresentados estudos de indicação geográfica adequada para o plantio dos cafés Arábica e Conilon e discutidas estratégias para a retomada de uma atividade que, no passado, representou 10% do PIB regional. Já nas rodadas de negócios, os pequenos e médios produtores serão colocados diretamente em contato com potenciais compradores e fornecedores de equipamentos, insumos, tecnologia, linhas de crédito, serviços de consultoria, dentre outros.

 

Festival gastronômico

 

Para demonstrar as possibilidades de variação de setores envolvidos em relação à realização da AGRIVALES, ocorrerá concomitante à feira um “ Festival Gastronômico – Comida da Roça”, um espaço reservado com a presença de restaurantes, que ficaram encarregados de oferecer aos visitantes um cardápio com pratos tradicionais do nordeste de Minas Gerais. Música ao vivo com artistas locais e ficinas com chefs de cozinha ensinando sobre preparo de alimentos com ingredientes típicos da região.

 

Agricultura familiar e suas potencialidades

 

Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País. A região dos Três Vales (Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus) se destaca por sua cultura diversificada, culinária riquíssima e a vasta riqueza de seu solo. Além disto, a região se encontra em um ponto estratégico no centro econômico do país, servindo como importante rota comercial e turística. No entanto, toda esta riqueza e diversidade não parecem suficientes para que nossa região se desenvolva em seu potencial pleno. Dados do IBGE apontam que o PIB acumulado das regiões gira em torno de 8 bilhões de reais, representando pouco mais de 2% de participação no Estado.

 

>>>>>>>>>>>>

 

Informações Gerais Nome do evento: Agrivales – Feira de Agricultura dos Três Vales Edição: 1ª Data: 25 a 27 de maio de 2018 Local: Centro de Convenções Expominas – Teófilo Otoni End. do evento: Av. Cel. Mário Cordeiro, 580 – Pampulhinha – Teófilo Otoni/MG Categoria: Indústria agrícola / Multisetorial

 

Compartilhe :