Problemas entre empresa e garis, referente ao não aumento anual dos salários da categoria, desembocou na paralisação de um dia na coleta de lixo na cidade. Problema foi solucionado com a intervenção do poder executivo municipal
TEÓFILO OTONI – Após alguns atrasos na coleta de lixo e limpeza pública na zona urbana da cidade (o que tem acarretado em inúmeras reclamações por parte da população nos últimos dias), a Prefeitura, por meio do prefeito Daniel Sucupira (PT), intercedeu junto à empresa HS Prestação de Serviços Ltda ME, responsável pelos serviços de coleta de lixo e limpeza pública, para que entre em consenso com o corpo de funcionários, que por sua vez, exigem o reajuste salarial do ano de 2016. De acordo com o prefeito, a HS presta o serviço de limpeza desde o dia 28 de junho de 2013, contrato este que foi firmado na gestão anterior. No entanto, o contrato da Prefeitura com a referida empresa encontra-se em vigência, com término previsto para 28 de junho de 2017. A HS chegou a pedir a rescisão do contrato, mas acabou voltando atrás, e, após reuniões com as equipes do executivo municipal, decidiu cumpri-lo até o prazo estipulado.
Paralisação
Na última segunda-feira (6), a Prefeitura foi informada acerca da paralisação que seria realizada pelos garis e motoristas que prestam serviços à HS Prestações de Serviços. O motivo da paralisação seria o reajuste anual da categoria que não teria sido feito pela empresa. Diante da situação, o prefeito Daniel Sucupira, o secretário
municipal de Obras e Serviços Urbanos, Gérson Metzker, juntamente com o vereador Assis da Prefeitura (PRP), se reuniram três vezes durante o dia e a noite da segunda (06), com os representantes dos garis, na tentativa de demoverem da idéia de paralisação dos serviços. A reunião, como dito, foi motivada diante do impasse da não efetuação dos serviços de limpeza pública e coleta de lixo na zona urbana, ocasionando transtornos para toda a população. O acordo dos garis e motoristas com a empresa HS Prestação de Serviços só saiu no final da noite desta segunda-feira, ficando acertado o retorno aos trabalhos impreterivelmente, na manhã da última terça-feira (7).
Imbróglio com a empresa HS
Em nota, a Prefeitura informou que todos os pagamentos relativos ao contrato com a empresa HS Prestação de Serviços estão rigorosamente em dia, e sem atrasos por parte do município. Porém, após análise técnica e jurídica do contrato em vigor, a Prefeitura identificou requisitos e serviços que não estavam sendo prestados de forma integral pela empresa HS Prestações de Serviços LTDA ME. Por sua vez, nesse ínterim, a empresa oficializou ao município que não teria mais interesse na continuidade do contrato, e que paralisaria todas as atividades a partir do dia 20 de fevereiro de 2017. Com a decisão irrevogável por parte da empresa, a procuradoria jurídica da Prefeitura tem tomado as providências para que os direitos do município e da população sejam resguardados, uma vez que o contrato acima descrito está em vigor até o dia 28 de junho deste ano.