
A oficina contou com a presença de um público onde se reuniram representantes de cultura dos povos indígenas, músicos e produtores culturais da cidade e região
TEÓFILO OTONI – Aconteceu na tarde desta terça-feira (21), na Casa de Cultura, uma oficina para apresentação dos editais do Ministério da Cultura, lançados no início deste mês de julho, que trazem fomento para a cultura popular. Os editais são três, e, destinam R$ 13.050.000,68 de reais ao fomento de 200 iniciativas culturais em todo o país: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígenas (estes em parceria com a Secretaria do Audiovisual (SAV), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), e Ministério das Comunicações e Edital Cultura de Rede, de fomento às Redes Culturais do país.
A oficina contou com a presença de Cláudia Castro, assessora de programas e projetos culturais da representação regional de Minas Gerais do Ministério da Cultura e da Diretora de Cultura, e a diretora da Casa de Cultura de T. Otoni, Rose Medeiros, além de um público onde se reuniram representantes de cultura dos povos indígenas, músicos e produtores culturais da cidade e região.
Segundo Cláudia Castro o objetivo do edital é não só premiar iniciativas em todo o país, mas, também de realizar um amplo mapeamento dos projetos envolvidos em cada setor e servir de instrumento para a difusão das políticas públicas da secretaria.
Os três editais apresentados são baseados na Lei Cultura Viva e adotam os novos instrumentos previstos na regulamentação da lei que foi sancionada em 2014. (Fotos: Gabriel Martins)