campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura de Ataléia inaugura em grande estilo o 1° Lar do Idoso do município

ATALÉIA – A Prefeitura de Ataléia inaugurou no dia 16 de agosto, a Casa de Repouso Aconchego, instituição que vai receber idosos do município. A Casa do Idoso, como é mais conhecida popularmente, vai abrigar 12 pessoas da melhor idade, com todo serviço de alimentação, enfermagem, psicologia, assistência social, dentre outros. A instituição de longa permanência vai funcionar sob a gestão da Associação Casa de Repouso Aconchego, mantida por voluntários e servidores públicos cedidos pelo Executivo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Tarik Barbosa (PSC), o vice-prefeito Katinha (PSB), a promotora pública de Defesa dos Direitos do Idoso, Dra. Nelma Matos, o vereador Warlen Sandro (PSDB), a secretária de Assistência Social, Amália Monteiro, a presidente e a coordenadora da Casa de Repouso, Rossandra Alves Faria e Delma da Conceição da Silva Franco, respectivamente, eclesiásticos da cidade, lideranças locais e população envolvida.

 

Inauguração

 

Em um discurso bem embasado sobre o papel da terceira idade na sociedade e o respeito das pessoas para com eles, o prefeito Tarik Barbosa lembrou da importância em se promover políticas públicas sociais em prol dos idosos. “Envelhecer é um processo natural. É necessário desenvolver políticas públicas que garantam verdadeiramente o amparo, a proteção, e uma maior e melhor assistência aos idosos em suas necessidades básicas. É preciso lançar um olhar diferenciado, que assegure um envelhecimento com dignidade para todos. É com esse olhar diferenciado, com respeito a nossos idosos, em nome do povo que representamos, que entregamos a Casa de Repouso Aconchego, que acolherá, amparará e protegerá os nossos idosos, para que possam viver com dignidade e com o respeito de que são merecedores”, disse.

 

Nascimento

 

Segundo a presidente da Casa de Repouso Aconchego, Rossandra Faria, a instituição começou a ser tirada do papel após um pedido feito pela promotora Nelma. O Ministério Público comunicou ao município a necessidade de uma casa de amparo ao idoso.

Até então Ataléia era munida da Associação Mãos que Acolhem (AMA), mantida pelo morador Lorival dos Reis, conhecido como ‘Ló’. Era esta instituição filantrópica que funcionava como asilo para os idosos ataleenses, então atendidos pela única casa de longa permanência da cidade. O espaço, porém, não era adequado para o atendimento, conforme destacado pela Dra. Nelma no ofício do MP à Prefeitura, surgindo a necessidade de uma nova área, mais condizente com os direitos previstos no Estatuto do Idoso.

 

Parceira imprescindível da Prefeitura

 

Em conversa com a secretária municipal de Assistência Social, Amália Monteiro, foi explicitado todo o processo de funcionamento e custeio da entidade, bem como a parceria pioneira com a Prefeitura. Ela salientou que, apesar dos repasses mensais do Município para a manutenção da casa, o objetivo da associação é se custear sozinha ao longo do tempo. “Na formalização da parceira entre a Prefeitura e o Ministério Público para a adequação do atendimento à terceira idade em Ataléia, foi estipulado o número de idosos que serão atendidos, sempre com idade superior aos 60 anos. Passada essa fase pedimos um prédio para a Prefeitura, a fim de implantar a instituição de longa permanência. Estes foram os primeiros passos.

Escolhido o local, verificamos que ele não possuía portas, barras de acesso, entre outras necessidades. Então, fizemos a adequação do imóvel, tudo em parceria com a Prefeitura, da mão de obra aos materiais. Depois contatamos e definimos o corpo técnico que irá acompanhar os idosos”, explicou Amália.

Por sua vez, o prefeito Tarick Barbosa destaca que a Prefeitura irá repassar R$ 8 mil mensais para o custeio das atividades da casa. “Apesar do não repasse de R$ 4 milhões por parte do governo estadual para Ataléia, estamos conseguindo fazer a nossa parte, para o bem da população. Mesmo com dificuldades financeiras aplicamos uma gestão eficiente, que não desperdiça recursos públicos e investe o que é captado no município em prol dos cidadãos”, garante ele.

 

Aconchego

 

Para quem não sabe como funciona uma instituição de longa permanência, o Diário pesquisou a rotina que os integrantes da melhor idade terão na Casa do Aconchego. Segundo a presidente da instituição, Rossandra Faria, os idosos contarão com espaço de convivência, local amplo e limpo, arejado, com clima descontraído desde as primeiras horas do dia, além de atividades recreativas dentro e fora do espaço. “Para um melhor atendimento do público, haverá uma equipe multiprofissional, com o cuidador do idoso, responsável por acompanhá-los no dia a dia, dar banho, comida, entre outras funções. Teremos também enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, dentre outros profissionais. Definimos também atividades conjuntas e necessárias com o CRAS e o PSF local, que vai enviar um médico a cada mês para consultas e solicitação de exames”, esclareceu Rossandra.

Para finalizar, o prefeito Tarick Barbosa destacou que está confiante na preciosa participação dos ataleenses na manutenção e fortalecimento da Casa do Aconchego, visto que esse tipo de instituição necessita do comprometimento social de toda a sociedade, com doações e parceiras. “O povo de Ataléia é um povo de bem, acolhedor e caridoso. Com certeza vão nos auxiliar na construção de uma vida digna para nossos idosos. Viva Ataléia, dias melhores estamos construindo para nosso povo”, finalizou o prefeito.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.