campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura de Poté apresenta relatório dos 100 dias de governo

POTÉ – Como é de praxe, as administrações municipais apresentam um balanço nos 100 primeiros dias de governo. Neste curto espaço de tempo, completado no dia 15 de maio, o prefeito Nêgo Sampaio, tem demonstrado competência à frente da máquina administrativa com um volume expressivo de obras, serviços e aquisições que se faziam necessárias. As estradas rurais, por exemplo, tem tido atenção especial da Secretaria de Obras, com cuidados nos trechos que se encontravam em situações mais precárias. Escolas e estádio municipal passaram por reformas.

A Administração Municipal também adquiriu uma viatura para a Polícia Militar, um ônibus escolar para transporte de alunos da zona rural, e anunciou o retorno do ônibus SETS (Sistema Estadual de Transporte em Saúde) para levar pacientes que necessitam de tratamento em Teófilo Otoni, além da aquisição de uma ambulância para serviços do Hospital São Vicente de Paulo, dentre outros benefícios para melhorar a qualidade de vida da população. Sendo conhecedor dos muitos problemas e carências que afligem o município, graças à experiência adquirida quando foi prefeito no quadriênio 2009/2012, Nêgo Sampaio tem posicionado prioritariamente a busca de recursos com frequentes viagens a Belo Horizonte e Brasília, contando com o apoio dos deputados Fábio Ramalho e Neilando Pimenta, para suprir os poucos recursos que vem da União e do Estado através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

O prefeito, nesses poucos dias de governo vem demonstrando sua eficiência na gestão da máquina pública, em sintonia com seu secretariado e servidores.

“Não vamos medir esforços para dirigir com responsabilidade, seriedade e competência a função que mais uma vez nos foi confiada na expressiva votação que obtivemos nas urnas, o que nos estimula a ser leal, honesto e cumpridor dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral”, finalizou.

 

Trabalho

A situação encontrada em janeiro por Nêgo Sampaio foi de completa desestruturação. Equipes de Saúde da Família incompletas, número reduzido de agentes comunitários de saúde e de médicos. A primeira estratégia para reerguer a saúde do município foi completar todo o quadro de pessoal essencial para a Saúde da Família. Foram contratados médicos, dentistas, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Por sinal, logo na primeira semana de governo, o município foi acometido pelo surto de Febre Amarela. Para o enfrentamento da doença foi montado de forma rápida e eficiente equipes que realizaram a vacinação de quase 10 mil pessoas em tempo recorde. Assim muitas vidas foram salvas pela eficiência do trabalho. Outro avanço a ser destacado foi o retorno do Carro Fumacê no município depois de muitos anos. Segundo o prefeito, o combate ao mosquito da dengue foi realizado com prioridade. Os serviços continuaram a ser reestruturados, como o ônibus para o transporte de pacientes que precisam de atendimento em Teófilo Otoni, que retornou para contentamento dos usuários que em muito sentiram a falta desse serviço. A administração municipal também adquiriu uma ambulância nova para qualificar o transporte da Urgência Emergência uma vez que as ambulâncias já estavam em estado de conservação precário precisando de manutenção. Além disso, foram feitos reparos e manutenção em mais de 10 veículos que são utilizados para transporte de pacientes em hemodiálise e pacientes em tratamento oncológicos. Atualmente mais de 60 pessoas fazem tratamento fora do domicílio, em sua maioria Governador Valadares.

 

Atuações políticas

Com o objetivo de desenvolver o turismo no município de Poté, o prefeito Nêgo Sampaio assinou o termo de adesão do Circuito Turístico das Pedras Preciosas. O objetivo é atrair turistas que se interessam pela leitura cultural das artes transformadas em um artesanato único, como referência do Vale do Mucuri. Essa adesão tem a finalidade de impulsionar o turismo como ferramenta para movimentar o comércio local, melhorando assim a economia. O prefeito também reuniu-se com o Vice Diretor Geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais), Dário Rutier quando solicitou ao mesmo providências relacionadas à capina da MG-217 que liga Poté a Teófilo Otoni, tanto quanto uma operação tapa buracos com a finalidade de melhorar o trânsito de veículos naquela rodovia. Em resposta do DER de Teófilo Otoni, informou que essas providências serão tomadas nas próximas semanas.

O prefeito Nêgo Sampaio também se reuniu com o diretor-presidente da COPANOR Alonso Reis, em Belo Horizonte quando apresentou as dificuldades que as comunidades dos distritos de Valão e Sucanga enfrentam, devido as precariedades no sistema de esgoto e fornecimento de água. Em atenção à reivindicação do prefeito, o diretor se comprometeu a verificar os meios que serão usados para solucionar os problemas quando fará uma visita ao local nos próximos dias 25 ou 26 do corrente mês.

Dando sequência à agenda do Chefe do Executivo, o presidente da Cohab Minas Alessandro Marques, acompanhado pelo deputado estadual Neilando Pimenta, recebeu os prefeitos dos municípios de Potė, Malacacheta, Machacalis e Divisa Alegre. Na ocasião o prefeito de Poté assinou o Protocolo de Cooperação Mútua e Parceria, documento que dá início ao processo para a construção de novas habitações populares no bairro Sofia Colen e no distrito de Sucanga. A partir deste compromisso, serão realizados estudos técnicos para viabilizar o início da obra no município. A ideia é reduzir o déficit habitacional e proporcionar moradias dignas e mais qualidade de vida para a população de Poté.

O prefeito Nêgo Sampaio agradeceu ao deputado Neilando Pimenta e o Presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, pela gentileza e presteza em atender a Prefeitura. No último mês, Nêgo Sampaio foi eleito Diretor Regional dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na AMM (Associação Mineira dos Municípios), para o biênio 2017/2018 cargo que o eleva ao prestígio de liderança junto às dezenas de municípios que compõem a região. O convite foi feito pelo atual presidente Julvan Lacerda. Em seu discurso de posse o prefeito ressaltou a importância do cargo que o coloca como representante da região, tendo a função de buscar recursos junto aos governos Federal e Estadual colocando em evidência a cidade de Poté.

Compartilhe :