TEÓFILO OTONI – A Prefeitura e os Cartórios de Notas do município têm unido esforços para a criação de um sistema direto de informações. A iniciativa partiu do prefeito Daniel Sucupira, onde segundo ele, o objetivo é agilizar a liberação de processos de imóveis, através de uma ação integrada e de troca de informações. A informação foi prestada por Cedrik Barbosa – Avaliador do Município de Teófilo Otoni, que participou de uma reunião com representantes de três cartórios, a pedido do prefeito Daniel Sucupira. Na oportunidade, foi discutida a criação de uma forma de integração para dinamizar a entrega das certidões. Essa é mais uma das estratégias que a Prefeitura tem trabalhado com sua equipe, para utilizar da melhor forma essa parceria a favor do planejamento da cidade, com uma visão ampla das necessidades que o município ainda tem.
“A iniciativa em agilizar esse processo surgiu da percepção do prefeito Daniel Sucupira. É muito importante buscar integração de informações para que as mesmas sejam disponibilizadas de forma ágil e correta”, explicou Cedrik.
Ainda de acordo com o Avaliador, essa integração entre cartórios e Município vai dar maior agilidade aos registros de imóveis e ao repasse de informações, sobre conclusão dos processos de registro.
“Fui muito bem recebido e chegamos a um denominador comum, inclusive os resultados já começaram a fluir. As certidões já começaram a ser despachadas com uma diminuição de até 30% no tempo. Ganha o contribuinte, ganha tempo o cartório, e a Prefeitura soma com a sociedade em poder agilizar dessa forma o tempo das certidões. Futuramente essas certidões vão estar integradas a questão da escrituração. Com isso, o contribuinte passa a ter mais agilidade na hora de documentar e instrumentalizar a documentação do imóvel, seja ele por compra e venda, doação, ou qualquer outro meio. A Prefeitura enfatiza e fortalece essa parceria com os cartórios”, finalizou Cedrik.