campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura entrega credenciais para mototaxistas legalizados

?????????????

TEÓFILO OTONI – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, Setor de Divisão de Trânsito e Transporte entregou, na ultima sexta-feira (17), as 46 credenciais aos novos moto táxis legalizados da cidade. Segundo o prefeito Getúlio Neiva, o processo de regularização da profissão foi iniciado em seu mandato anterior, mesmo antes de existir uma lei nacional.

“Agora nós complementamos o numero necessário para atender as pessoas de Teófilo Otoni. Há um volume de pedido muito grande, no entanto a triagem foi feita e foi preciso fazer recurso, porque o numero de 86 vagas não tinha sido preenchido, já que a Prefeitura exige que a pessoa tenha uma vida pregressa boa. Você não pode permitir que uma senhora, um senhor ou uma criança pegue em moto taxista que não está com a vida limpa, que não tenha um porte assegurado, uma pessoa com passado limpo. Então é preciso tomar esses cuidados e a Prefeitura tomou gerando renda para a família dessas pessoas, organizando mais a sociedade de Teófilo Otoni, a vida do nosso povo, a vida da nossa gente”, afirmou.

 

Segundo o secretário municipal de Trabalho Emprego e Renda, Vânio Amaral, o projeto de lei nasceu por suas mãos, há mais de 15 anos.

“Foi o primeiro projeto, quase que o primeiro do país, porque o primeiro foi em Fortaleza no Ceará. De lá para cá, houve um ganho muito grande para a população com relação ao transporte alternativo de moto táxi. Hoje temos em torno de 420 moto taxistas credenciados em Teófilo Otoni, gerando renda, transportando pessoas, e distribuindo lucro, porque as pessoas estão vivendo de moto taxi. A Profissão é extremamente importante do ponto de vista da renda e do transporte de pessoas”.

 

Processo seletivo

 

Em novembro de 2015, o Prefeito Getúlio Neiva determinou a abertura de processo licitatório para preenchimento de mais 46 vagas para o serviço de moto táxis que culminou com 89 inscritos. Segundo o diretor de Trânsito, Edimilson do Nascimento (Taquinha), o processo foi dividido em duas etapas: “no primeiro envelope 4 concorrentes não conseguiram a classificação e seguiu o tramite normal com 85 concorrentes. No final, de todos os 85 que participaram, 46 conseguiram se habilitar”.

 

No ultimo dia 13 de maio, foi divulgado o resultado final com 58 concorrentes aprovados, 46 dentro das vagas e 12 excedentes. Após a divulgação, um prazo foi dado para recursos com alguns deferidos e outros indeferidos. Todo o processo consta no site da prefeitura e no Setor de Trânsito da Prefeitura, no CAIC.

Segundo Alex Santos Souza Cardoso, novo moto taxista credenciado em Teófilo Otoni, o processo seletivo foi bem difícil e concorrido.

“Todos os documentos tinham que ser autenticados: as taxas e protocolos da Receita Federal, INSS, taxas da prefeitura e do estado. Eles olharam se você não tem nenhuma pendencia na justiça estadual ou multas. Se você tivesse alguma infração grave você nem entrava no processo. Então, todo mundo que foi aprovado aqui hoje foi bem selecionado, tanto na questão da índole, ou se a pessoa tem ensino médio completo também. Tudo isso foi levado em conta. Então hoje, Teófilo Otoni está muito bem servido com essa nova turma de 46 novos moto táxis.

O resultado final do processo está publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, no site da Prefeitura e no mural do setor de Trânsito, desde 16 de maio de 2016.

(Fotos: Alan Rodrigues)

Compartilhe :