campanha
Restaurante Irmã Zoé

Prefeitura vai comemorar Dia do Agente de Endemias e do Agente Comunitário de Saúde

agente1Os servidores municipais terão acesso a palestras educacionais e motivacionais sobre a importância da atuação desses profissionais junto à população no combate e prevenção de doenças

TEÓFILO OTONI – Os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes comunitários de endemias (ACE) desempenham um papel fundamental no trabalho de orientação e prevenção de doenças no município. Pensando nisso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai promover no dia 11 de outubro um encontro em comemoração ao Dia Municipal dos ACS e ACE, celebrado no dia 4 de outubro.  Durante o evento, os servidores municipais terão acesso a palestras educacionais e motivacionais sobre a importância da atuação desses profissionais junto à população no combate e prevenção de doenças. Os ACEs atuam no controle das doenças provocadas pelo Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Izabel Dias Svizzero, o trabalho dos agentes consiste em visitar todos os imóveis da cidade. “As situações de riscos são trabalhadas com o procedimento próprio e educação sanitária. A gente precisa chamar a população de Teófilo Otoni para continuar esse trabalho. Para combater esse mosquito precisamos trabalhar o ano inteiro, tem que ser todo o dia haja vista a nossa preocupação com os terrenos baldios, lixos que ficam a céu aberto e contamos com a comunidade para participar desse processo”, disse.

Maria Izabel enfatiza que os ACS e ACE do município são profissionais competentes e dedicados nas suas funções. “Existe todo um processo de trabalho, eles recebem treinamento, capacitação de como deve se portar e chegar até as pessoas para sensibilizá-las na prevenção dessas doenças”.

Para a referência técnica da Vigilância Ambiental, Joaniz Lopes Oliveira, os servidores são uma extensão da Secretaria Municipal de Saúde na casa das pessoas. “Eles fazem as ações educativas profiláticas e de conscientização comunitária de casa a casa. Eu considero o agente comunitário de saúde como o agente de endemias peças fundamentais na engrenagem de combate, principalmente, a doenças zoonóticas. Nos queremos deixar bem claro para todos os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde que a peça fundamental é ele e que nós valoramos o trabalho deles e estamos tentando valorizar também o trabalho deles”, afirmou.

(Fotos crédito: Alan Rodrigues)

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias