TEÓFILO OTONI – O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus (CIS-EVMJ) – antigo Viva Vida, Helber Gomes Neiva, o popular ‘Vavá’, prefeito do município de Caraí, Vale do Jequitinhonha, anunciou para este mês de julho o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores da unidade de saúde, que atende uma região com cerca de um milhão de habitantes.
Segundo Vavá, apesar da crise financeira nacional, e da possibilidade de vários trabalhadores poderem ficar sem o pagamento do 13ª neste ano, ‘tudo’ é questão de gestão, principalmente no quesito previsibilidade. Salientou também que entendendo a atual escassez monetária que atinge a renda das famílias brasileiras, focou em garantir o pagamento em dia, inclusive antecipando uma parte do débito. “Sabemos que não está fácil para ninguém. Talvez por isso mesmo, fizemos um esforço enorme em pagar com 5 meses de antecedência a primeira parcela do décimo terceiro. Uma pequena ajuda no quesito valor, mas o ganho maior é ter a certeza que o trabalhador receberá seu sagrado décimo terceiro. Diante da calamidade que vive o país, e especialmente o nosso estado, certamente muitos trabalhadores, pais, mães e arrimos de família não receberão o 13º neste ano após as eleições. Acredito na boa causa, na boa política, e na certeza que mesmo diante da descrença da população, não podemos perder a fé e a esperança, pois ainda tem pessoas de bem”, frisou Helber Neiva.
Modelo de gestão
A população do município de Caraí tem experimentado, paradoxalmente aos tempos de forte arrocho financeiro nacional, a mesma proatividade administrativa alcançada no Consórcio Intermunicipal de Saúde. No primeiro ano da atual gestão municipal, a 1ª parcela do 13º do foi saldado no meio do ano. “Governar para todos dá certo, basta foco. O segredo está na gestão do orçamento. Não tem segredo, tem, friso, foco e perseguir o resultado”, finalizou Vavá.