[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Cerca de 25 crianças do Projeto Atalaia visitaram as dependências da unidade do Corpo de Bombeiros da cidade, para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela corporação. A visita aconteceu no último sábado (07), e foi coordenada pelo idealizador do projeto, o Sargento Ernani. Por sua vez, o sargento Otacílio, do CB, ficou responsável por orientar as crianças durante a estadia na instituição. O presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (Avante), acompanhou as atividades. Em conversa com Ernani, ele disponibilizou o legislativo local para auxiliar o projeto Atalaia no que for de alcance da casa do povo.
Construção da Cidadania
Segundo o sargento, a iniciativa faz parte do projeto pedagógico do Atalaia, que visa dar às crianças da cidade conhecimentos gerais sobre Meio Ambiente, Trânsito, funcionamento das instituições públicas (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal), etc.
Durante a visita, realizada das 08 às 11h40, foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas o conhecimento e o uso específico de cada material de trabalho dos bombeiros, como as viaturas, material de resgate de vítimas, de animais, e para apagar incêndios, dentre outros.
Ainda de acordo com o Sargento Ernani, o saldo do evento foi positivo. “As crianças puderam entrar em contato com uma importante ferramenta de salvamento da sociedade, que é o Corpo de Bombeiros. Os pais da garotada que estiveram presentes também elogiaram o desenvolvimento dos trabalhos”, afirmou.
Projeto Atalaia
O Projeto Atalaia foi idealizado no ano de 2017 e colocado em prática neste ano de 2018 pelo Sargento Ernani, profissional reformado do Corpo de Bombeiros. Com atuação de 17 anos na cidade, ele coordenou por 15 anos o projeto Bombeiro Mirim, que tem os mesmos intentos do Projeto Atalaia. “Como o Bombeiro Mirim pertence ao Corpo de Bombeiros desenvolvi um projeto próprio, com a finalidade de continuar o trabalho de construção da cidadania nas crianças”, explicou Ernani.
O Projeto Atalaia conta com 50 crianças e pré-adolescentes matriculados, com idade de 06 a 14 anos, entre meninas e meninos. “Inicialmente divulgamos e abrimos fichas de inscrição aos pais interessados em levar seus filhos para o projeto. Hoje em dia, temos mais de 100 crianças inscritas, porém só podemos atender, por enquanto, 50 deles. Nos encontramos todos os sábados, na Igreja Nova Vida em Cristo, situada na Rua Pastor Hollerbach, no bairro São Jacinto. Lá eles tem aulas das 08h ao meio dia sobre temas ligados às atividades militares, principalmente do Corpo de Bombeiros”, explicou.
Há também aulas de violão, realizadas nas segundas-feiras. Ainda de acordo com Ernani, outras disciplinas e cursos serão ofertados aos pequenos quando as parcerias aumentarem. O projeto é subsidiado por voluntários de Teófilo Otoni.
“Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio do capitão Rosário, do 19ª Batalhão da Polícia Militar, que tem sido um importante parceiro para a realização deste projeto”, finalizou Ernani.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”24246,24244,24245″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]