[vc_row][vc_column][vc_column_text]Ação encabeçada pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento busca levar o desenvolvimento econômico para as comunidades rurais
TEÓFILO OTONI – A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do SEBRAE promoveu na última sexta-feira (20), uma capacitação com professores e gestores da Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes, situada na Comunidade de Maravilha, zona rural de Teófilo Otoni.
A ação faz parte do Projeto de Educação Empreendedora, quando os profissionais são preparados para desenvolver atividades de empreendedorismo com os alunos, através do curso ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’.
O Secretário Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos Franca, palestrou sobre a importância da Agricultura Familiar para o desenvolvimento regional e fortalecimento da economia local. França destacou que a escola está localizada em um distrito da zona rural onde existem poucas oportunidades de emprego para os jovens. “Tivemos a ideia de trabalhar um projeto com os alunos, voltado para a percepção do potencial empreendedor com as possibilidades que a região oferece e criar alternativas de geração de renda para as famílias. Surgiu então a iniciativa de realizarmos a primeira feira no povoado. Na oportunidade, os alunos desenvolveram os produtos, as estratégias de marketing e todas as etapas do processo de elaboração e execução da feira que foi um sucesso”, explicou o secretário.
O analista técnico do SEBRAE, Cirilo Jardim, esteve presente no evento e falou sobre o empreendedorismo como alternativa de trabalho e geração de renda. “Esta é uma grande iniciativa através da Prefeitura, dando todo o suporte para o desenvolvimento da agricultura familiar no distrito e promovendo a geração de renda”, ressaltou.
A diretora da Escola Agrícola Geraldo Leão Lopes, Valdinéia Araújo, afirmou que a ação começou pequena, mas terá uma repercussão gigantesca ao longo do tempo. “Estamos trabalhando com uma necessidade da região e qualquer melhoria na qualidade de vida que a gente conseguir promover já fará muita diferença na vida dessas pessoas”, destacou a diretora.
A Secretaria Municipal de Agropecuária disponibilizou cinco barracas para que a feira aconteça permanentemente, criando assim o fortalecimento da Agricultura Familiar e o desenvolvimento social e econômico da região. (Texto e fotos: Ascom PMTO)
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”image_grid” images=”26468,26467,26469″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]