E parte de Teó também
Cemig informa que a falta de energia que afetou parte da cidade de Itambacuri e região rural de Teófilo Otoni, no início da tarde de ontem (13/11) foi causada por uma queimada na região do povoado de Lajinha. O incêndio danificou estruturas e rompeu cabos da rede elétrica responsável pelo abastecimento da região.
Desde o início da ocorrência, as equipes da Cemig atuaram e, às 14h50, todos os clientes afetados tiveram o fornecimento restabelecido. Contudo, às 15h16 o problema voltou a ocorrer para parte dos consumidores da região. Técnicos e eletricistas da Cemig continuaram trabalhando e às 17h30, 95% dos clientes afetados estavam com fornecimento normalizado.
A quantidade e a gravidade dos danos causados à rede, o difícil acesso ao local dos reparos e, ainda, a necessidade de primeiro controlar o fogo para só então iniciar os trabalhos, foram fatores que prejudicaram o restabelecimento da região. Dessa maneira, só foi possível normalizar o sistema elétrico durante a madrugada, por volta de 3h30 da manhã.
A Cemig informa, ainda, que registrou um boletim de ocorrência na polícia para que sejam apuradas as causas e os responsáveis pelo incêndio, que danificou à rede elétrica da Cemig e gerou diversos transtornos aos clientes que ficaram sem energia.
Queimadas
O fornecimento de energia na região já tinha sido afetado por queimadas na última quinta-feira (9/11), próxima à subestação Teófilo Otoni 1, na saída da cidade. O leste do estado é a região que mais sofre com queimadas em toda área de concessão da Cemig. Só no ano passado, foram 174 ocorrências de falta de energia por esta razão na região.
Em caso de incêndios, a Cemig (116) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser avisados o mais rápido possível. Vale destacar que todos podem denunciar a prática de queimadas ilegais, de maneira anônima, ligando gratuitamente para o telefone 181.