[vc_row][vc_column][vc_column_text]TEÓFILO OTONI – Foi realizada na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira (25), a audiência pública sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). Idealizada pelo vereador Filipe Costa (PSD), a reunião pública uniu, para um diálogo aberto e participativo, o secretário municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Tacilei Brito, e o de Carlos Chagas, Ricardo Almeida Viana, a superintendente regional de Saúde, Márcia Ottoni, o coordenador da Atenção Básica da SRS, Flamarion Alves Fonseca, o coordenador da Atenção Básica Municipal, Lidiomar Souza da Silva, representando os agentes comunitários de Saúde, a ACS Mônica Dias, servidores municipais da categoria, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fábio Lemes (Avante), o vereador Assis (PRP), e população local.
“Foi muito salutar a realização desta audiência, pois podemos discutir um dos maiores gargalos existentes na saúde de Teófilo Otoni, o não repasse de verbas do governo do estado para o setor no município, na casa do R$ 38 milhões, se formos computar pelo acumulado. São estes os gargalos que faz o setor da saúde sofrer tanto em Teófilo Otoni”, disse Filipe Costa. Ele realçou ainda que, desde que assumiu o mandato, vem buscando dialogar com o Município, para a busca de soluções plausíveis, principalmente para a atenção básica, área que é a ponta de todo o sistema de saúde, e a que mais sofre com a precarização motivada pela falta de investimentos e o cumprimento dos compromissos fiduciários de direito.
Foco na atenção básica
Em um discurso emocionado, a representante das ACS, Mônica Dias, cobrou mais insumos para trabalhar, melhores incentivos e a não utilização das verbas federais destinadas aos pagamentos da categoria para outras atividades dentro da Saúde no município.
O secretário Tacilei, por sua vez, informou que vai procurar se reunir mais vezes com a classe, e atender suas demandas, “visto que vocês são a ponta de todo o sistema, aqueles que vão diretamente na casa das pessoas, verificar de perto suas condições de vida no dia a dia”, disse.
Os bons exemplos
Em relação à participação do secretário municipal de Saúde de Carlos Chagas, Filipe destacou: “Lá a implantação do programa [PMAQ] vem funcionando muito bem. Como esta audiência busca identificar e apontar meios de resolve os problemas na área da Saúde em Teófilo Otoni, vamos procurar entender os bons exemplos, para podermos ter sucesso aqui também. Para também conseguirmos fazer com que os médicos cumpram efetivamente seus horários, que os materiais não faltem, enfim, para que a atenção básica se cumpra na prática. Um trabalho bem sucedido na atenção básica melhora os índices de maior complexidade médica, o que desafoga e barateia o custeio de todo o sistema de saúde, melhorando a vida das pessoas, as contas e a administração pública como um todo”, enfatizou o vereador.
Os próximos passos
Agora, findada a audiência, Filipe destacou que vai esperar a resposta dos requerimentos propostos pelo encontro por parte do município, para a construção de um plano de ação amplo, que identifique e enfrente os problemas, visando atenuar o sucateamento e as adversidades vividas na Saúde e por seus agentes.
(Fotos crédito: Boy Fotógrafo)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”25274,25275,25276,25277″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]