
intenções das pré-conferências é o de tentar levar os populares para participar da 9ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho próximo
TEÓFILO OTONI – Seguindo determinação do prefeito Getúlio Neiva (PMDB), uma comissão da Secretaria Municipal de Saúde está realizando, desde a semana passada, as pré-conferências da Saúde. Toda a movimentação se iniciou na região rural pelos Distritos de Pedro Versiani e Topázio.
Nessa terça-feira (26/5) foi a vez de os moradores das comunidades de Cedro e Potonzinho receberem a comissão e participar com sugestões, além de indicar quais são as demandas das duas comunidades.
De acordo com o assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Ivan Santana, a participação popular tem sido bastante significativa e o momento tem servido, também, para avaliar o atendimento dos médicos do “Mais Médicos” que atuam na área rural. Ivan Santana ainda apontou as orientações que a comissão tem levado aos populares a respeito de como a Saúde e o Sistema Único de Saúde – SUS funcionam. Para a Técnica em enfermagem e Conselheira de Saúde, Sandra Oliveira, uma das intenções das pré-conferências é o de tentar levar os populares para participar da 9ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá nos dias 2 e 3 de julho próximo. Sandra ainda convoca às pessoas para que participem efetivamente, pois, a Saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado. “É preciso que a conferência atinja o maior número possível de pessoas. É um trabalho conjunto, o que estamos realizando”, completou.
Conferência de Saúde
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. Visa à formulação de diretrizes para a construção de políticas públicas de saúde que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual (PPA), portanto é neste momento que todos devem se mobilizar para a sua realização. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com os necessários avanços do sistema de saúde e tem, entre outros objetivos: avaliar e propor diretrizes da política para o setor saúde, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde; discutir temas específicos para propor novas diretrizes locais da política de saúde; eleger delegados para as Conferências Estaduais e Nacionais, quando for o caso. (Fotos: Gabriel Martins)