TEÓFILO OTONI – A Regional de Saúde realizou nesta terça-feira (29/08) no Auditório do SEST/SENAT, o Curso de Atualização na Vigilância da Leishmaniose Tegumentar. O evento contou com a participação dos Coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Coordenadores e Médicos de Atenção Básica dos 32 municípios sob a jurisdição da Regional, e teve como objetivo aprimorar a vigilância e a assistência da Leishmaniose Tegumentar na região.
De acordo com a Referência Técnica em Leishmaniose Tegumentar da Regional de Saúde, Fernanda Ferreira Soares Pires, o evento é de grande importância para ampliar o olhar de vigilância na Leishmaniose Tegumentar. “Além disso, é uma maneira de preparar os profissionais para prestar uma assistência adequada aos pacientes acometidos por esta doença”, ressaltou.
Para a Coordenadora de Epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Adivete Santos Figueiredo, é necessário sempre tratar do tema Leishmaniose, e seu tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
“É preciso diagnosticar, tratar, e curar os pacientes de forma efetiva. É uma grande responsabilidade, e é nossa, trabalhadores do SUS”, concluiu. (Colaborou: Lineu Cardoso)