campanha
Restaurante Irmã Zoé

Repensar Diário

Um caminho à saúde, ao equilíbrio e a harmonia

Na coluna da semana passada, prometi que traria a vocês, informações sobre uma terapia muito especial que é a Terapia Floral.

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções. Podemos buscar a ajuda dessa terapia para lidar com sentimentos que estão em conflito, que negamos ou que temos que modificar, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outros. A terapia floral utiliza-se de compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções.

Os florais são capazes de unir preceitos tanto da Medicina Tradicional Chinesa, quanto da convencional Medicina Ocidental.

Neste espaço quero apresentar como a Terapia Floral pode lhe ajudar com uma das mais incômodas sensações humanas que é a dor. Poucas coisas são mais desagradáveis que sentir dor.

Dores de cabeça, nas costas, joelhos e demais articulações, cólicas…e ainda tem a fibromialgia, que se caracteriza pelas dores crônicas, difusas e generalizadas. Todos nós em algum momento da vida vamos sentir dor.

A terapia floral, através do uso das essências, pode atuar como subliminador no tratamento das dores físicas, apoiado por outras terapias orientais, como: acupuntura, auriculoterapia, moxas e ventosas. Apesar de atuar como um tratamento complementar, os florais chegam a resultados surpreendentes.

Outro ponto interessante da Terapia Floral é sua personalização, que se dá de acordo com as características afins entre a flor da qual é produzido o floral e a pessoa. Por exemplo, se um sentimento de falta de confiança em si mesmo, nas suas capacidades e habilidades esteja sendo um obstáculo para uma pessoa no momento, o “Larch” dos Florais de Bach poderia ajudar a dissipar essa negatividade e mostrar a real capacidade que há dentro dela. O floral não irá “colocar” nada que falta na pessoa, mas, sim, ressoar a característica que já está lá.

Com relação às dores físicas, os florais podem agir de modo a auxiliar o paciente na forma como se lida com as sensações ruins, bem como nas emoções negativas que contribuíram para que o problema surgisse.

Dos Florais de Bach, mais conhecidos, o “Olive” ajuda a reduzir a fadiga aliviando as dores causadas por estresse prolongado e auxiliando na recuperação da força, vitalidade e energia.

Os florais não possuem contraindicação e nem efeitos colaterais; podem ser usados por pessoas de qualquer idade. Em nosso consultório, temos pacientes que vão dos 05 meses de idade aos 80 anos, com enorme

sucesso.

Quando for conhecer a Terapia Floral na prática, você verá que conseguimos perceber as essências que existem em cada pessoa e ao distingui-las buscamos nas flores o ideal para o equilíbrio de suas emoções.

Espero que tenham gostado de conhecer mais essa técnica que temos a oferecer. Há muito mais esperando por você! Um abraço e até a próxima coluna.

 

 

Allyne Dias é Especialista em Educação e Saúde pela UFMG, acupunturista especializada pela Associação Brasileira de Artes e Ciências Orientais – ABACO, Terapeuta Floral pela Associação dos Terapeutas Florais do Distrito Federal. Instagram @acupunturaallynedc

Compartilhe :