campanha
Restaurante Irmã Zoé

REPENSAR DIÁRIO

 

Um caminho à saúde, ao equilíbrio e a harmonia

Acupuntura e saúde da mulher

Uma modalidade terapêutica que está cada vez mais se destacando é a Acupuntura. Acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa precedido de um diagnóstico através da anamnese do paciente e na aplicação de agulhas em pontos definidos pelo corpo. Inspirada nas tradições médicas orientais e criada a mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos da história da humanidade.

Quando o estímulo feito pela agulha atinge áreas específicas do sistema nervoso central, ele desencadeia uma série de reações neuroquímicas, que terão como resposta a produção de um variado número de substâncias, de extrema importância na manutenção do equilíbrio orgânico – os neurotrasmissores: serotonina, noradrenalina, dopamina, beta endorfina, cortisol.

Mas nem de agulhas vive a acupuntura. Outras técnicas são utilizadas como a Eletroterapia, Gua Sha, Moxabustão, Auriculoterapia, Ventosaterapia, Magnetoterapia, entre outros.

Entre as disfunções que acometem a saúde da mulher moderna se destacam: depressão, ansiedade, tensão pré-menstrual, sintomas do climatério e principalmente a dor de cabeça.

Quem busca melhorar a qualidade de vida, a acupuntura pode ser uma aliada ao bem estar da paciente. Os benefícios são muitos sejam funcional e fisiológico dos diversos aparelhos do corpo, como gastrintestinal, locomotor e geniturinário, além da qualidade do sono, autoestima, humor e relação de vida pessoal e família.

Para melhor entendimento do funcionamento desta técnica, o tratamento com a acupuntura para o emagrecimento, por exemplo, não provoca perda de peso, não queima caloria, no entanto, ela colocará a pessoa em condições de emagrecer equilibrando o organismo, por que reduz a ansiedade, controla a vontade de comer, regulando o apetite; equilibra a funcionamento do intestino e qualidade do sono, fatores de risco e que influenciam no metabolismo e no ganho de peso.

Você pode sim utilizar a Acupuntura para emagrecer, porém, apesar de todos os benefícios que ela proporciona, ainda sim será necessário manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

 

 

Allyne Dias é Especialista em Educação e Saúde pela UFMG, acupunturista especializada pela Associação Brasileira de Artes e Ciências Orientais – ABACO, Especilista em Medicina Tradicional Chinesa pelas Faculdades São Judas Tadeu de São Paulo e Terapeuta Floral pela Associação dos Terapeutas Florais do Distrito Federal. Instagram @acupunturaallynedc

 

Compartilhe :