TEÓFILO OTONI – Será reinaugurado hoje (31), o Restaurante Popular Irmã Zoé. O evento começa às 09h30, na sede do espaço (onde funcionou durante sua abertura inicial, em 2012). O local fica situado no 1° andar [parte de cima] do prédio do Mercado Municipal. Um projeto inaugurado pela ex-prefeita Maria José (PT), que terá sua continuidade no novo governo petista do município.
Promessa é dívida
Promessa de campanha do prefeito Daniel Sucupira (PT), o empreendimento vai ofertar mil refeições diárias ao preço de R$ 4. Destas 200 serão destinadas para a UPA, Hospital Bom Samaritano e CAPS da cidade. As refeições serão balanceadas, com preparo envolvendo nutricionistas e a Associação Aprender Produzir Juntos (APJ), que ganhou a licitação para a gestão do restaurante.
Os alimentos serão adquiridos junto à agricultura familiar do município, sendo que a Prefeitura custeará a metade dos gastos para a manutenção do restaurante, ficando o restante para os usuários com o preço dos pratos comprados.
Além do almoço, será ofertada sobremesa, uma fruta e suco natural, tudo ao preço de R$ 4.
Com a compra direta dos produtores rurais do campo de T. Otoni, espera-se uma maior circulação econômica e o fortalecimento da agricultura de base.
Políticas públicas municipais e funcionamento
A medida, segundo a administração municipal, visa garantir benefícios à população da área central (e em geral), onde se concentra os trabalhadores dos bairros periféricos, que em muitos casos gastam para retornarem às suas casas no horário do almoço, ou tem de custear a alimentação em restaurantes locais a preços salgados.
As fichas para a compra dos pratos serão vendidas a partir das 07h, de segunda a sexta, até as 09h. Posteriormente, o Restaurante abrirá às 11h para servir o almoço ficando aberto até as 14h.
“Com a sobra de recursos, os habitantes da cidade podem investir em outras necessidades urgentes de suas vidas. Com isso a Prefeitura garante melhores condições de vida para os munícipes e economia em seus ganhos, além de uma alimentação de qualidade”, concluiu o prefeito Daniel Sucupira.