No total, são 1.880 vagas, em Almenara, Araçuaí, Arinos, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni
DA REDAÇÃO – O 1º Processo Seletivo e 1º Vestibular 2015 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) entram na reta final das inscrições, que seguem até 31 de outubro. As seleções são para alunos de cursos técnicos e superiores presenciais e gratuitos em nove cidades. As inscrições devem ser feitas no portal eletrônico www.ifnmg.edu.br.
Para o Processo Seletivo, a taxa é de R$ 15,00; os candidatos ao Vestibular pagarão taxa de R$ 35. O período para pedir a isenção dessas taxas já se encerrou.
Vagas
O Processo Seletivo é realizado para seleção de estudantes para os cursos técnicos do Instituto, nas modalidades integrado ao ensino médio, concomitante (para quem está na 2ª ou 3ª série do ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).
A grande novidade desta edição do Processo Seletivo será a oferta de vagas em cursos técnicos presenciais pelos Campus Teófilo Otoni e Campus Avançado Janaúba. Também são ofertadas vagas nos campus Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. Os cursos técnicos são: Administração, Agropecuária, Agroindústria, Edificações, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Informática para Internet, Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho e Zootecnia.
Já o Vestibular selecionará estudantes para preencher metade das vagas disponíveis para cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Almenara; Administração e Tecnologia em Gestão Ambiental, do Campus Araçuaí; Administração, Tecnologia em Produção de Grãos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Agronomia, do Campus Arinos; Ciência da Computação e Engenharia Química, do Campus Montes Claros; Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Tecnologia em Produção de Cachaça e Licenciaturas em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, do Campus Salinas. Além dessas, todas as vagas para o curso de Agronomia do Campus Almenara também serão preenchidas via Vestibular.
A outra metade das vagas ofertadas para os cursos superiores citados acima e todas as vagas disponíveis para os cursos superiores do Campus Januária, para o primeiro semestre de 2015, serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
Cotas
Tanto para o Processo Seletivo quanto para o Vestibular, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reservará 50% das vagas para estudantes vindos da rede pública de ensino, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao estado de Minas Gerais.
Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.