campanha
Restaurante Irmã Zoé

Reuniões pós recesso

Participem das reuniões ordinárias do mês de agosto na Câmara Municipal, de 06 a 10 de agosto. Sempre a partir das 19h Auditório dos Correios, na Praça Tiradentes – devido a interdição do plenário da casa legislativa. O local fica próximo a sede do parlamento teófilo-otonense. Exerça sua cidadania.

 

Teófilo Otoni no centro do poder

 

A coluna esteve em Belo Horizonte nesta semana, e andou pelos principais circuitos da destinação do poder em Minas, mais precisamente em relação ao cruzamento das estratégias, chapas, e nomes para as eleições de 07 de outubro. Impressiona como há teófilo-otonenses por detrás de todas as majoritárias correntes, discussões e grupos que articulam o futuro de Minas nos próximos quatro anos.

 

Com o cetro na mão

 

Muito influente, por exemplo, o presidente do MDB de Teófilo Otoni, Nagib Nédir, liga e conversa sequencialmente com Márcio Lacerda (dentre outros) sobre a situação do PSB na corrida ao Palácio da Liberdade. Ele tem um filho dividindo apartamento, em Londres, com outro filho de Lacerda. E está sempre ali, na marca do pênalti das costuras estaduais. Outro filho seu está na ponta de lança da organização da pré-candidatura de Rodrigo Pacheco. Em posição superior, a coluna encontrou em mesa redonda o atual novo presidente do DEM de T. Otoni, Eduardo Tomich (a nova comissão do partido na cidade saiu de bate e pronto nesta semana), discutindo as estratégias para o democrata em todo o estado.

 

Mas, infelizmente…

 

Isso para falar somente sobre alguns dos nomes vistos empiricamente nas rodas de articulações para outubro durante rápida visita a capital. E como Teófilo Otoni tem influência neste quesito! Influência esta que, infelizmente, nem sempre se reflete na destinação (uma vez eleitos os cabeças de chapa) de recursos e benfeitorias para a região. Basta lembrar, que paradoxalmente a este cenário de ocupação dos espaços do poder em BH (muitas das vezes ‘apenas’ em benefício próprio), há o velho discurso da falta de representatividade do nordeste de Minas no orçamento estadual.

 

Teófilo Político Ottoni

 

Ainda no ínterim da conversa acima, essa influência teófilo-otonense na política mineira não é de hoje. Talvez começou mesmo com o fundador da cidade, Teófilo Benedicto Otoni, político liberal de crucial destinação da república nacional, com suas revoltas e movimentos contestatórios ainda no governo monárquico de Dom Pedro II, e muito estudado na literatura política e acadêmica do país.

 

Sempre sobramos nesse sentido

 

Os ex-deputados Luiz Leal, Kemil Kumaira, Maria José (uma das fundadoras nacionais do PT e que já abrigou Lula em sua casa em T. Otoni na Ditadura), Getúlio Neiva (chegou a ser orador da ALMG, assim como o ainda mais erudito discursivamente falando Luiz Leal), além de Ademir Camilo (presidente estadual da União Geral do Trabalhadores, UGT), e o agora vice-presidente da Câmara Federal, Fabinho [Liderança] Ramalho).

 

Diferença que não é vantagem

 

Nestas mesmas rodas de poder não se vê com tanta anuência nomes e entes políticos de cidades de suma importância em Minas e para o país, como Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Varginha, Poços de Caldas, e etcs. Municípios estes para onde quase toda máquina pública estadual está direcionada. Se a presença teófilo-otonense fosse menos impessoal (no salve-se quem puder da vida de cada um de nós), com certeza não seríamos taxados como sendo os ‘Vales da Pobreza’. Taxação esta que ‘nos persegue’ desde o início do século passado – diga-se de passagem

 

Rebelou I

 

Um dia após ter sua candidatura ameaçada por um acordo entre a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e o governador Fernando Pimentel (PT), o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) chamou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (02), para afirmar que não existe nenhuma decisão tomada pelos socialistas no sentido de retirar a sua candidatura.

 

Rebelou II

 

Márcio aproveitou para reafirmar também a sua participação no Congresso Estadual do PSB neste sábado (04), a partir das 8h, no Hotel Boulevard (Avenida Getúlio Vargas, 1640, Savassi). Durante o Congresso, será votada pelos delegados eleitos do partido em Minas a confirmação da candidatura de Márcio ao governo do estado.

 

Só até a maré

 

Nesta semana, a coluna esteve em Belo Horizonte, e pode ver de perto como está aquecida a cena política na corrida para o governo de Minas na ALMG e nos gabinetes políticos que se preparam para as eleições deste ano. Muitos afirmam categoricamente que de nada adianta a rebelião de Lacerda e apoiadores, visto que no cenário atual da política nacional, quem manda são os diretórios nacionais, principalmente devido a distribuição vertical do fundo partidário. Há até quem fale na destituição do diretório mineiro do PSB, para afastar de vez qualquer tentativa de Lacerda manter discurso de pré-candidatura.

 

Manda e desmanda

 

Nos bastidores da política mineira direto da capital, fala-se muito da mão forte de Fabinho Ramalho no destino geral da política mineira. Ele teria sido um dos articuladores da retirada da pré-candidatura de Lacerda, da destituição do diretório estadual do MDB em Minas, e, na calada, na tarde desta quinta, da formação de um bloco de assinatura da proviśoria do partido no estado em apoio à reeleição de Fernando Pimentel (PT).

 

Liderança de qualquer jeito

 

O deputado Fabinho Ramalho já estaria se colocando, inclusive, como o próximo presidente da Câmara Federal, onde atualmente é o vice-presidente. Na guerra dos bastidores, na construção de apoios, no murro (que seja), Fabinho, hoje, manda e desmanda em Minas e em parte significativa da política em Brasília.

 

Convenções partidárias

 

O Democratas (DEM) e o Progressistas (PP) de Minas Gerais realizam convenção estadual conjunta, neste domingo (5), em Belo Horizonte, a partir das 9h. O ato político será realizado no Hotel Ouro Minas, Avenida Cristiano Machado, 4001, Bairro Ipiranga. Os partidos estão unidos pela pré-candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM) ao governo mineiro.

 

Novo literário: vamos ajudar

 

O jovem Arthur está participando do projeto ‘Estante Mágica’, na Escola Municipal Irmã Maria Amália. Ele escreveu um livro, que é uma prévia da biografia dele. O nome da obra é “Max, o Garoto Anormal”. Quem puder ajudar é só comprar o livro ao preço de R$ 59 com capa dura e R$ 39 capa mole. A compra pode ser realizada até o dia 03 de setembro. Para tanto só contatar a mãe dele, a dona Mércia, pelo cel/zap 08702-7259. A história dele está bem legal.

 

Formando

 

O DIÁRIO parabeniza o mais novo gestor público do município, Diego de Barros Magalhães, o Diego DBM, como gosta de ser chamado. Morador de Rio Pretinho e homem do campo batalhador, recebe os cumprimentos da redação da redação. A colação de grau será no Teatro Vitória, Centro, a partir das 19h do dia 01 de setembro próximo.

 

Hora Extra

 

Quem está com programa nova nas ondas do rádio em Teófilo Otoni é o jovem Allan Miranda. Todos os dias ele pode ser ouvido, com sua animação sem igual e canções do agito, na programação da Rádio Imigrantes, 100,9 FM. É só sintonizar e ouvir o camarada parceiro do Jornal DIÁRIO de Teófilo Otoni.

 

Ávido na política

 

O presidente do PP em Teófilo Otoni, Semir Rachid, está na capital mineira para a convenção dos Progressistas. Ele, que já foi vereador, presidente da Câmara Municipal e se secretário municipal de Obras, está sempre ávido na política.

 

 

Compartilhe :