campanha
Restaurante Irmã Zoé

SAMU de Teófilo Otoni inaugura novas bases na região

 

TEÓFILO OTONI – Desde 2013, a secretária executiva do CISNORJE/SAMU, Elaine Guedes, batalha junto com o Estado para a extensão de novas bases do órgão.

Estas bases novas fazem do projeto de expansão de Unidades Móveis do Ministério da Saúde, iniciado em 2013. O mesmo passou por todas as instâncias de colegiado regional, estadual e aprovado pela Deliberação CIB 1.670 de 06/12/2013. Em 2014 a Secretária Executiva Elaine Guedes entregou toda a documentação pessoalmente no MS, em seguida aprovado pelo mesmo – portaria 1.683 de 11/08/2014. Em 2017 foi publicada nova portaria de número 4.111 autorizando o inicio da implantação.

O caminho percorrido foi longo, mas o objetivo foi alcançado e a proposta, enfim concretizada. Agora em 2019 todos os procedimentos e autorizações por parte do Estado, da União e dos Municípios estão prontos e as inaugurações já marcadas.

A secretária executiva Elaine Guedes, com total apoio do presidente do Samu, Henrique Scofield, tem tido uma agenda cheia nos últimos dias, em virtude das diversas reuniões com prefeitos e secretários de saúde das inúmeras cidades que receberão as novas bases.

 

Municípios contemplados

 

As cidades contempladas foram: Ladainha, Pavão, Felisburgo, Divisa Alegre, São Gonçalo do Rio Preto, Chapada do Norte, Araçuaí, Francisco Badaró e José Gonçalves de Minas.

Toda a organização por parte de cada setor já está mobilizado para a inauguração, O NEP ( Núcleo de Educação Permanente) já convocou 300 pessoas para três semanas de treinamento intensivo para aqueles que irão trabalhar nas nova bases descentralizadas.

A inauguração da Base de Ladainha está prevista para o dia 10 de junho, Pavão dia 15 de junho, Chapada do Norte dia 19 do referido mês, Divisa Alegre dia 21, Francisco Badaró dia 20, Felisburgo dia 28 (ambas em junho) e José Gonçalves de Minas dia 10 de agosto. As outras cidades ainda estão por definir. Essa é uma programação por parte do CISNORJE  e dos Municípios beneficiados, podendo acontece alteração em alguma dessas datas por motivos alheios as nossas vontades.

“Começamos a nossa gestão com um grande avanço para a Rede de Urgência e Emergência em nossa região. A expansão desses serviços vão beneficiar muitos municípios que vivem carentes de investimentos na área da saúde por parte dos nossos gestores, e quem ganha com tudo isso é a população que tanto carece de assistência na área da saúde”, concluíram, em entrevista, o presidente do Cisnorje Henrique Scofield e a secretária executiva Elaine Guedes.

Compartilhe :