A proposta é transformar o Vale do Mucuri em um potencial de inovação para gerar emprego e renda
TEÓFILO OTONI – Com o objetivo de apresentar as diretrizes para o Ecossistema de Inovação Mucuri Valley de Teófilo Otoni, o Sebrae Minas realizou neste sábado (10) o “Mucuri On”. O encontro faz parte da agenda bimestral de ações integradas do ecossistema, que têm a proposta de unificar a agenda de eventos, para facilitar a integração das instituições envolvidas no trabalho. Durante o evento, foi feito um balanço sobre os avanços e os desafios do ecossistema no Vale do Mucuri, nos últimos anos. A ideia de um ecossistema de inovação na cidade surgiu da necessidade enfrentada pelos recém-formados nas áreas de tecnologia de inserção no mercado de trabalho.
“O encontro celebrou etapas já concluídas e foi um marco para organizarmos melhor as ações daqui pra frente. O que queremos é dar visibilidade aos envolvidos no ecossistema e orientar o desenvolvimento de pessoas e negócios através da Trilha da Inovação. Nesse sentido, o papel do Sebrae é fazer com que o grupo, de fato, se consolide com as características e potencialidades próprias do Nordeste de Minas”, explicou o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes.
De acordo com o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni (CDL), Sérgio Macedo, as entidades parceiras têm a função de alavancar a atividade econômica na região. “A CDL é uma entusiasta desse processo. O que nós pretendemos é justamente buscar um novo nicho de negócios, uma nova atividade econômica aqui em Teófilo Otoni e fazer com que ela seja um suporte importante para o varejo e também para os prestadores de serviço”, disse.
Segundo o prefeito Daniel Sucupira, é preciso criar condições para que o segmento possa se desenvolver na cidade. “Pensar cidades mais inteligentes é fundamental. Estamos abertos a acolher as ideias e temos produção de tecnologia em busca do conhecimento”, afirmou.
O Ecossistema de Inovação conta com o apoio do Sebrae, Aceto, CDL, Sindcomércio, Sicoob Credivale, Prefeitura de Teófilo Otoni e das instituições de ensino Centro de Educação Paulo Viana, Escola de Formação Gerencial (EFG), IFNMG, Unidoctum, Unipac e UFVJM.
Startup Summit
No primeiro bimestre, são dez eventos programados nas principais instituições de ensino, incluindo duas missões – uma para o Sebrae Startup Summit, em Florianópolis, e outra para o Sebrae Reload, em Governador Valadares. A proposta dos eventos foi construída através da necessidade do ecossistema em consonância com as instituições e com apoio das entidades e órgãos envolvidos.
Nesta segunda-feira, por exemplo, acontece a “Missão Startup Summit”, na qual os envolvidos no ecossistema vão realizar visitas técnicas às empresas de inovação de Santa Catarina e participar do Startup Summit, para obter conhecimentos e gerar conexões, além de possibilitar que as equipes do Programa Agita, desenvolvido pelo Sebrae, recebam mentoria na Aceleradora Darwin, eleita melhor aceleradora de 2018.
As inscrições para todos os eventos poderá ser feita no site da Sympla: https://www.sympla.com.br/mucuri-on__601342