campanha
Restaurante Irmã Zoé

Secretaria de Assistência Social inicia acompanhamento da saúde das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família

Ao requerer o benefício Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social e Habitação, a família é informada que precisa cumprir algumas obrigações referentes à saúde e educação, para manter o repasse do Programa mensalmente
Ao requerer o benefício Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social e Habitação, a família é informada que precisa cumprir algumas obrigações referentes à saúde e educação, para manter o repasse do Programa mensalmente

TEÓFILO OTONI – Atenção beneficiário do Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social e Habitação, informa que, a partir deste mês de fevereiro, vai iniciar o acompanhamento da saúde de sua família. Mas, para isso, você tem até o mês de maio para comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua casa.

As famílias que devem comparecer ao posto de saúde são aquelas que, em sua composição, possuam crianças de zero a sete anos, e mulheres em todas as idades. Nos postos de saúde, a criança é pesada para saber se está com baixo peso, ou mesmo obesidade. Esses dados auxiliam no planejamento de programas em várias áreas. Os documentos que devem ser levados ao posto são: cartão do Bolsa Família, cartão de vacina das crianças e, se na família houver uma gestante, ela deve levar o “cartão da gestante” para comprovar que seu pré natal está em dia.

Ao requerer o benefício Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social e Habitação, a família é informada que precisa cumprir algumas obrigações referentes à saúde e educação, para manter o repasse do Programa mensalmente. Segundo a gestora do Programa Cadastro Único Bolsa Família, Cátia de Deus Rhis, “o acompanhamento da saúde, assim como a da educação, é um compromisso que as famílias que recebem o benefício, assumem. para que não tenham seus benefícios bloqueados ou até mesmo cancelados”. No quesito educação, a família precisa manter suas crianças de 6 a 15 anos na escola, com no mínimo 85% de aproveitamento da frequência escolar mensal e adolescentes de 16 e 17 anos, com no mínimo 75% de frequência escolar mensal.

Vale esclarecer que após a família realizar o “acompanhamento da saúde”, no posto de saúde, ela recebe uma declaração que deverá ser entregue no setor do Bolsa Família, localizado no prédio do CAIC – Castro Pires, ou na Casa das Famílias (CRAS) de referência daquela família.  Ao todo, até o inicio de 2016, o serviço de acompanhamento da saúde catalogou 6 mil 924 famílias que deverão se deslocar aos postos de saúde em todo o município.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias