Objetivo e tirar grande parte dos lapidadores, trabalhadores e produtores deste tradicional setor local da informalidade
TEÓFILO OTONI – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico se reuniu com representantes da GEA, ACCOMPEDRAS, IFNMG, SEBRAE e CREA, para formalização de um Arranjo Produtivo Local (APL) de gemas e joias na cidade. O encontro aconteceu na manhã da última segunda-feira (23) nas dependências da Escola de Formação Gerencial (ETFG).

Segundo o secretário Jonas Boaventura, representando a Prefeitura, a criação do arranjo produtivo local de gemas e jóias de Teófilo Otoni já é uma realidade. “Com a criação da APL, empresas, Prefeituras e instituições envolvidas no projeto pretendem fortalecer e trazer para a formalidade grande parte da extração e lapidação de pedras preciosas do município e região. Sabemos que essa atividade é tradicional no nordeste de Minas Gerais. Nosso plano é fazer um levantamento de todas as lavras existentes por aqui. Iremos qualificar os participantes da APL. Acreditamos que a formação da ferramenta vai eliminar o maior gargalo para a produção de gemas e joias na região: a informalidade. Vamos formalizar a atividade”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico.