TEÓFILO OTONI – O secretário municipal de Governo, Pio de Castro, está realizando, desde o início do mês de fevereiro, uma série de visitas aos vereadores, gabinete por gabinete, para levar as pautas do executivo e ouvir as demandas dos parlamentares. O objetivo é estreitar a relação com o legislativo, construir apoio para os projetos do executivo que serão colocados em votação a partir de março, informar que, a pedido do prefeito Daniel Sucupira, será dada a maior clareza possível ao andamento dos trabalhos da administração sobre as demandas da população, e, por fim, aos encaminhamentos, indicações e reivindicações do parlamento e seus representantes.
DIÁRIO – O senhor está visitando os vereadores do município, um a um, em seus gabinetes. Poderia nos falar sobre o motivo destes encontros?
PIO DE CASTRO – Nosso papel enquanto secretário de Governo é fazer as relações políticas da administração. Essa função é de suma importância para o desempenho do trabalho do executivo. Na realidade, estamos visitando várias instituições e pessoas que compõe a cidade: Associações, sindicatos, lideranças, estamos conversando com o povo. A ideia é buscar as parcerias necessárias e os encaminhamentos que a sociedade tem para o desenvolvimento do trabalho à frente da prefeitura. O
prefeito Daniel Sucupira tem trabalhado conosco o acolhimento e o diálogo junto às demandas do município. E, nesse contexto, a Câmara Municipal é um setor importantíssimo. Lá iremos discutir os grandes projetos para a nossa cidade. Ali discutimos as ideias, os problemas, buscamos soluções. É nosso papel enquanto secretário de Governo fazer essa relação. Já sobre os vereadores, inicialmente estabelecemos uma série de visitas de cortesia. Junto à eles desejamos um bom trabalho nesse início de legislatura, e, também, nos colocamos à disposição, bem como esclarecemos os trabalhos desenvolvidos pela gestão municipal. Outra iniciativa é buscar o apoio dos projetos do Executivo que vão chegar à Câmara, afinal precisamos aprovar estes projetos para o andamento do dia a dia da administração. Há projetos diversos, na área econômica, social, administrativa. Os apresentamos sempre respeitando os posicionamentos de cada vereador. Por isso que nossas visitas não é a um grupo de vereadores, e sim a todos os vereadores da Câmara Municipal. Tivemos uma conversa inicial com o presidente, Fábio Lemos, com os demais integrantes da mesa diretora e com a nossa líder, vereadora Tina. O objetivo é conversamos com todos os parlamentares antes do Carnaval. Nessas reuniões também levamos em conta que os vereadores tem seus interesses, lutam por seus projetos. Outro fato a se destacar, em relação aos vereadores, é que por meio da atividade deles conseguimos perceber muitas demandas da população. A Câmara Municipal [em si] concentra clamores do povo. Pudemos percebemos isso nestas primeiras reuniões do ano. É salutar que entendamos isso, que nosso relacionamento com os vereadores possibilita, sobremaneira, entendermos melhor as necessidades da população.
Em relação à discussão dos projetos do Executivo a serem apreciados na Câmara. Houve conversas sobre algum projeto mais importante?
Sim. Agora no mês de março teremos alguns. Já estamos conversando com os vereadores sobre eles. Claro, sempre respeitando as ideias de cada um. Naturalmente vamos conversar, argumentar em favor destes projetos, para que possam ser aprovados, e, assim trazer tranquilidade para a administração e a população.
Como são feitas as abordagens aos vereadores nestas conversas?
Por meio do debate. Levantamos os assuntos, os projetos, e os argumentos da prefeitura. Ao conversarmos com o legislativo, a direção da Câmara e os vereadores em particular, percebemos uma enorme demanda. Um ponto positivo que deve ser destacado, é que temos recebido dos vereadores uma atenção muito grande no sentido de pensar Teófilo Otoni. Se Deus quiser vamos conseguir o número de votos para aprovarmos nossas pautas.
Sobre as demandas dos vereadores e os interesses do executivo, como desenvolver bem essa relação?
Não existe relação de toma lá dá cá. Vamos colocar para eles nossa visão sobre os nossos projetos, o que queremos, e dentro disso buscaremos o voto e o apoio deles. Sabemos que o vereador, no desempenho de seu mandato, tem suas demandas. Já fui vereador e sei disso. A todo instante chegam demandas da população. Por isso, os vereadores possuem necessidades que querem colocar em prática. Se a prefeitura poder ser uma parceira do vereador em alguma demanda, com certeza será. Isso não implica em criarmos situação pejorativa do toma lá dá cá. Vamos quebrando esse paradigma junto à Câmara. Até porque respeitamos o poder legislativo. Sabemos da importância do parlamento. Fui vereador, o nosso prefeito também foi vereador. Ele sabe dessa importância, de estabelecermos uma relação saudável e propositiva com a Câmara Municipal. Até porque, desenvolvemos um trabalho de transparência com os poderes constituídos e com os cidadãos. Esse papel começou ainda na primeira semana de governo, quando o próprio prefeito Daniel sentou com os servidores e falou sobre todos os problemas. A falta de dinheiro, os salários e o 13º atrasados, e outras contendas. Realçou que parcerias iriam ser buscadas para a solução do problema, e cumpriu com esta agenda. Também conversamos com vários fornecedores com débitos com a prefeitura, e mostramos nossa situação, para que ficasse claro o que queremos. Quero enfatizar que nossa relação com a Câmara será transparente. Teremos um bom relacionamento, vamos estabelecer parcerias. O legislativo sempre vai saber o que pretendemos, nossos posicionamentos, e esperamos que assim seja vice versa. Se Deus quiser, todos os projetos por nos encaminhados vão ser aprovados. E, os que de lá vierem passarão por todos os trâmites necessários. Diariamente recebemos ofícios com pedidos, encaminhamentos, solicitações diversas dos vereadores. Dentro disso, buscamos levantar as informações sobre esses pedidos, depois voltamos com elas para os vereadores. Naquilo que eles tiverem dificuldades, estaremos abertos para fazermos a devida interlocução. Esse relacionamento será assim, da melhor maneira possível, da forma mais transparente possível, porque ganha a administração, o legislativo e a população de Teófilo Otoni.
Voltando a essa questão dos encaminhamentos, como funcionária o selecionamento das indicações dos vereadores, haverá prioridades, um número de indicações para cada vereador, como funcionará isso?
Com muita tranquilidade e transparência para todos. Estamos retomando uma série de obras, ainda nesta semana. As indicações dos vereadores são encaminhadas para as secretarias responsáveis, que estudam a viabilidade. Já tivemos aqui várias indicações, e colocamos nossos profissionais para ver a viabilidade daquela obra, daquele pedido, se temos as condições de atender determinado pleito. Em muitos destes temos tido retorno. Vamos acolher a todos os pedidos. Há indicações e reivindicações que conseguimos resolver num curto espaço de tempo, outros em médio prazo e alguns num tempo mais longo. Exemplo: aquelas que demandam projetos serão encaminhadas para a Secretaria de Planejamento. Uma obra que é reivindicada, por exemplo, para ser realizada precisa de projeto e de recurso. Se não temos dinheiro ou condições teremos de ir buscar. Vamos informar sempre ao vereador ou à vereadora qual a possibilidade e andamento daquela indicação feita. Isso é uma questão já colocada para nós, secretários. E vamos trabalho nesse sentido. É a grande vontade do prefeito Daniel que as coisas se deem dessa forma.