campanha
Restaurante Irmã Zoé

Secretário executivo do CIS-EVMJ recebe deputado da Comissão de Saúde da ALMG

O deputado Ricardo Faria e comitiva foram recepcionados por Paulo Henrique na Feira Coberta do Bela Vista, onde apreciaram a tradicional macaxeira do Pinguin’s

TEÓFILO OTONI – O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ), Paulo Henrique, recebeu o deputado estadual Ricardo Faria (PCdoB), para um almoço nesta quarta-feira (13), na Feira Coberta do Bela Vista. De passagem por Teófilo Otoni, já que o foco da sua visita é a solenidade de anúncio de uma verba parlamentar do seu gabinete, no valor de R$ 200 mil, para uma escola em Americaninha, distrito de Novo Oriente de Minas, Farias aproveitou para reforçar seus laços com Paulo Henrique e o CIS-EVMJ. Confira na íntegra a entrevista do DIÁRIO com este parlamentar, que nas palavras do secretário executivo do Consórcio de Saúde, “tanto vem auxiliando em abrir portas no Estado para o setor da Saúde de Teófilo Otoni, especificamente em benefício do Centro Estadual”.

 

Matéria 2
O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Paulo Henrique, firmou novas parcerias com o deputado estadual Ricardo Farias, parcerias estas que visam aproximar cada vez mais o CIS do Estado visando reforçar ações benéficas em saúde em prol dos habitantes de todo o nordeste mineiro

DIÁRIO – Conte sobre sua visita ao Vale do Mucuri.

RICARDO FARIA – O Vale Do Mucuri é uma região que a gente tem um carinho muito grande. Viemos aqui no primeiro ano do nosso mandato, numa audiência pública para debater assuntos do setor da Saúde. Na ocasião nos encontramos também com o Paulo Henrique, para participar de algumas discussões sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde que envolve os Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Entendemos que a política de saúde do SUS nos consórcios intermunicipais atingiu excelentes resultados. É sim uma experiência exitosa no que diz respeito a assistência. Atualmente, os consórcios tratam de toda a política do Viva Vida, do DST/AIDS, saúde da mulher, especializações diversas, enfim, nossa ideia é fortalecer esse instrumento [o Consórcio]. Viemos também visitar o município de Novo Oriente, onde temos uma base eleitoral. Lá dedicamos uma emenda parlamentar para a aquisição de equipamentos na área da saúde, uma ambulância para o município e a reforma da escola estadual do distrito de Americaninha. Estivemos nessa escola em 2015, encontrando a mesma em condições muito precárias, e nos empenhamos em reestruturá-la.

 

O Paulo Henrique tem dito que o senhor tem viabilizado pleitos dele na Cidade Administrativa, tem facilitado o trânsito dele por lá. Como tem sido essa atuação em prol do CIS a partir da parceria com o seu secretário executivo?

Paulo é uma pessoa extremamente competente, como secretário executivo do consórcio tem feito um belo trabalho. Juntos, temos aproximado o consórcio da Secretaria de Estado de Saúde. Tivemos um recente encontro na SES onde conseguimos, através da Maria do Carmo, uma agenda com o secretário Fausto. O objetivo é levar ao secretário um pouco mais dessa política assistencial que o consórcio desenvolve no nordeste mineiro. Temos que o CIS-EVJM é um consórcio potente, envolvendo mais de 30 municípios, representados pelo prefeito de Catuji, o Fúvio (PR). Enfim, nossa meta é aproximar a experiência exitosa do consórcio dos responsáveis pelo setor da Saúde no Estado.

 

E quais são os projetos do deputado, em relação ao ano de 2016, para que essa parceria possa ser reforçada ainda mais? Pode haver alguma emenda destinada para o setor da saúde em Teófilo Otoni?

Claro. Viemos aqui para discutir isso. Por meio das emendas parlamentares podemos obter equipamentos diversos. Também podemos lutar por recursos disponíveis para essa agenda [a política do CIS]. Mas, o fundamental é construirmos uma agenda com o secretário estadual de Saúde, o Fausto, em conjunto com todos os prefeitos que integram o consórcio, sob a liderança do secretário executivo Paulo Henrique.

 

Em vários momentos o senhor falou que tanto no Estado quanto na ALMG todos estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido no CIS do nordeste mineiro. Qual a visão da importância do Centro Estadual para o setor da saúde nesta região?

Fundamental, afinal estamos falando de mais de 30 municípios, envolvendo um contingente em torno de meio milhão de pessoas. No Consórcio são tratadas políticas fundamentais para a região, especificidades que cuidam do hipertenso, do diabético, a política do DST/AIDS, as políticas de proteção à saúde, o Viva Vida… Enfim, é vital. O que necessitamos agora é potencializar o consórcio, porque ele já tem uma capacidade administrativa e de gestão, haja vista os resultados assistenciais. Na Assembleia integro a Comissão de Saúde. Meu objetivo nos vales do Mucuri e Jequitinhonha e em favor do consórcio é criar uma aproximação cada vez maior com o Estado, em especial com a Secretaria Estadual de Saúde. E, para tanto, a parceria com Paulo Henrique é de suma importância, visto seu primoroso cuidado e conhecimento deste importante instrumento para a Saúde de toda a região.

Compartilhe :