Porém, outros pontos também foram debatidos no legislativo. O vereador Lelé da Saúde, por exemplo, criticou o acúmulo de secretarias por um mesmo secretário e a falta de atualização do site da Prefeitura em relação aos novos secretários
TEÓFILO OTONI – Na noite da última quarta-feira (4), os vereadores se reuniram para mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal. Em pouco mais de uma hora da reunião os parlamentares apreciaram e aprovaram cinco projetos de Lei, dos quais três eram de “denominação de logradouro público”. Posteriormente, os vereadores utilizaram o plenário da Casa Legislativa para pronunciarem a respeito da atual conjuntura do Governo Federal, envolto em escândalos, e sobre os primeiros meses de governo de Fernando Pimentel (PT).
O primeiro vereador a manifestar-se foi Raulino Pinheiro (PT) que discorreu sobre a trajetória dos movimentos sociais no país, destacando que “é preciso voltar ao tempo das reivindicações e marchas para preservar direitos dos agricultores familiares”.
O parlamentar também disse que “é preciso diálogo, parceria, dar as mãos e trabalhar com o prefeito Getúlio Neiva (PMDB), o governador Fernando Pimentel e a presidente Dilma (PT), porque se não houver união quem perde é o povo do município”, destacou.
Por sua vez, o vereador Dedeu Baterias (PRTB) debateu na tribuna da Câmara sobre o tema corrupção e, em especial, o escândalo da Petrobras – ‘Petrolão’. O parlamentar ratificou seu respeito pelos vereadores petistas Thalles Contão, Raulino Pinheiro e Daniel Sucupira, e disse que o debate é salutar.
“Os vereadores petistas deveriam ir à Tribuna para se posicionarem sobre a corrupção que atinge o PT e seus aliados. Aproveito o espaço para agradecer ao prefeito Getúlio Neiva por atender minha reivindicação em solucionar o problema da falta dos Correios na Lajinha, zona rural de Teófilo Otoni”, destacou.
Já na tribuna, o líder da bancada do PT na Câmara Municipal, o vereador Thalles Contão disse de seu orgulho em ser petista desde os 14 anos de idade. O parlamentar defendeu o Partido dos Trabalhadores afirmando que “corrupção existe e tem que ser punida na carne”.
Thalles exaltou as conquistas obtidas pelo PT, sobretudo em Teófilo Otoni, citando a implantação da UFVJM, bem como, o curso de Medicina na universidade federal, além do Instituto Federal Norte de Minas (IFNMG), UPA, SAMU, casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, dentre outros. O parlamentar falou ainda que nutre de respeito junto ao colega vereador Dedeu Baterias, e concordou com a discussão do cenário político nas esferas dos governos municipal, estadual e federal.
Vereador critica nomeações de secretários
O vereador Lelé da Saúde (PTC) cobrou do Executivo Municipal a atualização do site da Prefeitura quanto aos nomes dos atuais secretários e criticou a decisão do prefeito de nomear um secretário para responder por duas Pastas.
“Esse acúmulo de funções e secretariaspor um mesmo secretário municipal impossibilita, inibe o parlamentar de contatá-lo com maior agilidade. Aliás, a população também desconhece como ficou definido quem irá ocupar as pastas”, finalizou.
Título de Cidadão Honorário
Por sua vez, a vereadora Mila autora do projeto que concede o título de ‘Garimpeiro do Ano’ ao pastor Cristiano Oliveira Gomes, agradeceu aos colegas parlamentares pela aprovação unânime e afirmou que o homenageado “já trabalhou e trabalha muito por Teófilo Otoni”.
3ª Sessão
Horário: 19h
Dia: 04 de março de 2015 (quarta -feira)
- Expediente
- Ordem do Dia:
2.1. Discussão e votação do Projeto de Resolução nº 023/2014, de autoria da vereadora Mila, que “Dispõe sobre a concessão do título de Garimpeiro do ano ao Sr. Cristiano Oliveira Gomes” – Aprovado por unanimidade
2.2. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 021/2015, de autoria do vereador Dr. Samir, que “Dispõe sobre denominação de logradouro público – Rua João Ferreira Lima” – Aprovado por unanimidade
2.3. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 014/2015, de autoria do vereador Marcinho da Serraria, que “Dispõe sobre denominação de logradouro público – Rua Agamenon Daniel de Souza” – Aprovado por unanimidade
2.4. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 015/2015, de autoria do vereador Lelé da Saúde, que “Dispõe sobre denominação de logradouro público – Travessa Milton Alves de Souza” – Aprovado por unanimidade
2.5. Discussão e votação do Projeto de Lei nº 016/2015, de autoria do vereador Raulino Pinheiro, que “Declara de Utilidade Pública a entidade que menciona – Associação dos Acampados e Posseiros da Fazenda Itamunheque – Teófilo Otoni” – Aprovado por unanimidade.
Câmara Municipal de Teófilo Otoni, 3 de Março de 2015.
Northon Neiva Diamantino
Presidente da Câmara Municipal