TEÓFILO OTONI – Entre os dias 18 24 deste mês, o SESC promove a ‘Semana de Formação Artística’, evento gratuito destinado a ampliar as perspectivas daqueles interessados em trilhar um caminho nas artes. Na programação, rodas de conversa, oficinas e minicursos que visam oferecer uma base mais estruturada para profissionalizar o ofício. Este ano, o destaque será a dança contemporânea, no entanto, artistas de outras áreas poderão aprender técnicas de construção de portfólio, a importância da formalização profissional, além de debater as perspectivas da área na cidade.
Rodas de conversa
Abrindo a Semana, o projeto irá tratar do Trabalho artístico e os processos institucionais: possibilidades e limites, com as convidadas Fernanda La Noce e Camila Fersi.
Fernanda é especialista em arte-educação pela Universidade de Brasília, designer gráfica e também ilustradora. Camila é formada em Dança e é mestre em Artes Cênicas pela Unicamp. Integrante da Pulsar Companhia de Dança, ela também foi professora da Faculdade e Escola Angel Viana e do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Com mediação do analista de artes e cultura da unidade, Florisvaldo Junior, as artistas discutem com o público diversos meios de se trabalhar a arte no meio empresarial. Ao final da programação, outra Roda de Conversa irá propiciar um espaço livre de discussão sobre as Perspectivas e desafios para o trabalho artístico em Teófilo Otoni.
Curso de dança
Camila Fersi leva para as aulas todo seu trabalho como bailarina, coreógrafa e diretora, e incentiva a consciência corporal por meio do movimento. O objetivo do curso é estimular a sensibilidade, favorecendo a percepção de deficiências, diferenças entre corpos e peculiaridades do ambiente como fonte de criação e estímulo para a produção artística.
Oficinas
Na primeira oficina, Portfólio, Fernanda La Noce explica técnicas para ordenamento de trabalhos do artista, visando sua autopromoção, uma melhor visualização de sua trajetória e sua projeção no mercado de trabalho.
Já na oficina Formalização Profissional, a produtora Leila Cunha lança mão de toda sua experiência como especialista em Gestão Cultural e Patrimônio Histórico para apresentar oportunidades para criação da empresa artística, explicando as formas de organização oferecidas atualmente. A prática facilita a prestação de serviços para diversas instituições.
Semana de Formação Artística em Teófilo Otoni
Evento: Roda de Conversa sobre Trabalho artístico e os processos institucionais: possibilidades e limites, com profissional da dança, Camila Fersi, e a artista plástica Fernanda La Noce.
Mediador: Florisvaldo Junior, analista de Arte e Cultura.
Data: 18/11 • Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc Teófilo Otoni (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Entrada gratuita • Aberto ao público em geral.
Evento: Curso de dança contemporânea, com Camila Fersi.
Data: 19 a 23/11
Horário: de quarta a sexta-feira, de 18h às 22h, e sábado e domingo, de 8h às 12h30.
Local: Sala 13 do Sesc Teófilo Otoni (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Inscrição na Central de Atendimento da Unidade.
Vagas limitadas. É permitida a participação de pessoas com ou sem deficiência.
Evento: Oficina de Portfólio, com Fernanda La Noce.
Data: 19 e 20/11
Horário: 18h às 22h
Local: Salão Social Sesc Teófilo Otoni (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Vagas limitadas por ordem de chegada.
Evento: Oficina de formalização profissional, com Leila Cunha.
Data: 22/11
Horário: 14h às 18h
Local: Salão Social Sesc Teófilo Otoni (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Vagas limitadas por ordem de chegada.
Evento: Roda de Conversa sobre Perspectivas e desafios para o trabalho artístico em Teófilo Otoni.
Mediador: Florisvaldo Junior, analista de Arte e Cultura.
Data: 24/11
Horário: 20h
Local: Salão Social do Sesc Teófilo Otoni (Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro)
Entrada gratuita
Aberto ao público em geral.