campanha
Restaurante Irmã Zoé

Seminário debate desafio da indústria mineral nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

A criação de indústrias locais para a transformação do lítio, presente nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em produtos de maior valor agregado será uma das demandas defendidas durante o seminário “Engenharia e a Cadeia da Indústria do Lítio e outros Minerais nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri”, a ser realizado no dia 26 outubro de 2023, no município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

O evento, que é organizado pelo Grupo de Trabalho Cadeia Produtiva dos VJM (GTVJM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), tem como objetivo discutir as perspectivas para a cadeia produtiva da Indústria do lítio. O encontro pretende ainda facilitar o diálogo entre o setor público e as empresas privadas para promover investimentos estratégicos em infraestrutura na região, destacando o papel e importância da engenharia nestes processos.

O coordenador do GTVJM, engenheiro eletricista Fabrício Costa, explica que a indústria mineral, incluindo a extração de minerais como o lítio, tem diversos pontos críticos na região dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “Impactos ambientais, questões sociais e culturais, questões de saúde pública, escassez de mão de obra, infraestrutura local e benefício econômico, entre outros, além de todo um contexto histórico de exploração de suas riquezas que precisa ser considerado dentro da perspectiva de desenvolvimento regional. Essa discussão é fundamental para garantir um suprimento sustentável, eficiente e seguro desses recursos essenciais para a economia global”, afirma.

O encontro reunirá especialistas, professores, empresas e profissionais da indústria mineral, além de autoridades e representantes do setor público e da sociedade civil para debater os desafios e oportunidades da indústria mineral na região, levando informações técnicas e esclarecimentos a todos os setores envolvidos e principalmente à população.

O evento será em Itinga, e aberto ao público.

Compartilhe :