Secretaria de Saúde acredita que este é o primeiro passo adquirir a habilitação junto ao Ministério da Saúde para que o município consiga recursos para tratar, de forma geral, todos os pacientes de oncologia das regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha
TEÓFILO OTONI – “Foi com muita luta e emprenho do prefeito Getúlio Neiva (PMDB), a boa vontade dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e o apoio da Superintendência Regional de Saúde que tivemos êxito em incluir Teófilo Otoni no Plano Estadual de Oncologia de Minas Gerais”. A definição partiu do secretário municipal de Saúde, Fernando Barbosa, ao trazer a boa notícia sobre a inclusão da cidade no serviço de oncologia.
Segundo Barbosa, isso significa o 1º passo para conseguir a habilitação junto ao Ministério da Saúde, para que o município consiga recursos para tratar, de forma geral, todos os pacientes de oncologia das regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Uma vitória para a cidade e região, segundo o secretário. De acordo com Fernando, os tratamentos atuais são realizados com recursos do próprio município. Situação obrigatória, pois, o serviço de oncologia precisa estar funcionando para ser habilitado. “Com a habilitação, teremos recursos para tratar os pacientes perto de suas famílias. Isso é uma conquista deste governo que está buscando humanizar, cada vez mais, a saúde. Queremos ser referência em Oncologia, e, dentro de 2 ou 3 meses a habilitação deve acontecer” , concluiu Fernando Barbosa. (Fotos: Gabriel Martins)