campanha
Restaurante Irmã Zoé

Servidores com salários atrasados acampam na porta da Prefeitura de Nanuque

Ato deve durar 60 horas. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Nanuque, alguns funcionários estão com salários atrasados desde setembro. Os médicos do município não recebem desde agosto

 

NANUQUE – Cerca de 60 servidores públicos da Prefeitura de Nanuque estão acampados em frente ao prédio do Executivo. O motivo é a falta de pagamento dos salários de, aproximadamente, 800 servidores. Nos meses de agosto, outubro e novembro fizeram manifestações na porta do prédio do Executivo. Um servidor chegou a ficar 10 horas acorrentado em protesto.

“Ano passado, o município justificava os atrasos salariais por conta da retenção de recursos feita pelo governo do Estado. Porém, este ano, o Estado parou de reter recursos e mesmo assim a folha dos servidores de Nanuque não está em dia, enquanto todos os municípios da região já regularizaram”, disse a presidente do sindicato.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Lualga Miranda, eles vão ficar acampados no local por 60 horas, com 10 servidores a cada 6 horas. Os servidores estão em greve há um mês e cerca de 400 aderiram ao movimento. De acordo com a presidente, o Executivo ainda não pagou o 13º de 2018 e os salários de setembro a novembro estão atrasados. Os médicos não recebem desde agosto.

O sindicato ainda informou que o hospital da cidade só está atendendo urgência e emergência, e nas unidades de saúde os servidores fazem escala de rodízio, já que os serviços essenciais devem funcionar com, no mínimo, 30% do quadro de funcionários.

Os serviços de limpeza urbana e vigilância também estão funcionando em escala mínima. As escolas abrem em meio turno, porque merendeiras e auxiliares de limpeza aderiram à greve.

De acordo com a presidente, a justiça acatou um pedido do sindicato para bloqueio nas contas do município e deram 15 dias para o poder executivo pagar os salários. A Prefeitura já foi notificada, mas a decisão ainda não foi anexada ao processo, e só a partir daí começa a contagem.

Caso o Executivo não cumpra com a decisão, poderá ser aplicada uma multa de R$ 10 mil por dia.

 

Sem verba

 

Em nota, a Prefeitura Municipal de Nanuque informou que está sem dinheiro para pagar o salário dos servidores que está atrasado.

O Executivo disse que “a atualização da folha de pagamento está condicionada ao parcelamento da dívida do Estado com o município”. Informou ainda que o pagamento das parcelas da dívida do Estado começará em janeiro de 2020.

(*Sob supervisão de Matheus Mesmer)

Compartilhe :