campanha
Restaurante Irmã Zoé

Servidores de Teófilo Otoni terão reposição salarial e retorno do vale-transporte

Reunião01TEÓFILO OTONI – Os servidores públicos municipais de Teófilo Otoni conseguiram de imediato 5% de reposição salarial com possibilidades reais de mais 5% ou 10% até o final do ano – e mais o retorno do vale-transporte (R$ 3 – 44 bilhetes /mês para quem faz seis horas de trabalho por dia; 88 para aqueles com jornada de oito horas diárias). As melhorias foram negociadas entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) e a Administração Municipal, com a última reunião realizada no final da tarde/início da noite desta quinta-feira (7) entre o presidente do SINDISETO, José Antônio Esteves Guedes, e o prefeito Getúlio Neiva– com a presença da FESERP-MG, presidente Cosme Nogueira e assessor jurídico Eldbrendo Monteiro, e do secretário de Administração e Recursos Humanos do município, Thalles Contão. O acordo foi referendado logo em seguida, em concorrida Assembléia na sede do SINDISETO.

Na Prefeitura, foram, na verdade, duas reuniões. A primeira na Secretaria de Administração, quando o secretário anunciou a proposta: 5% de reposição salarial na folha de agosto, entre 5% e 10% até o final do ano, possivelmente em dezembro e o vale-transporte.

“Estamos analisando as contas para fechar esse segundo percentual, mas a Prefeitura faz essa proposta que, a nosso ver, é uma vitória do Sindicato, que batalhou muito por essa reposição e pelo vale-transporte, que há muito tempo não é concedido na cidade”, afirmou Thalles Contão.

 

Na segunda reunião, no gabinete do prefeito, outros assuntos foram tratados, como, por exemplos, a elaboração de um Plano de Cargos e Salários (PCS), para “corrigir distorções e fazer justiça”, nas palavras do prefeito Getúlio Neiva, e a possibilidade de proporcionar ao servidor um clube para o seu lazer. Segundo José Antônio Esteves, o Sindicato está “aberto a essas negociações ou a quaisquer outras que beneficiem o servidor”. Além disso, o presidente do SINDISETO ressaltou o contexto da negociação e da reposição salarial concedida.

“Municípios e sindicatos co-irmãos também empreenderam campanhas salariais e, infelizmente, não conseguiram êxito. O trabalhador de Teófilo Otoni e a sua entidade representativa estão no caminho certo para novas lutas”, afirmou.

 

O presidente da FESERP-MG, na cidade desde quarta-feira (6), saudou, inicialmente, o diálogo entre as partes.

“Havia muito tempo que o prefeito não recebia os representantes do sindicato e isso é um avanço”, disse Cosme Nogueira.

 

Em seguida, ele disse acreditar que agora o SINDISETO, que já é uma entidade de luta, ganhou mais força ainda, pois “os servidores saberão quem está do seu lado, quem está disposto a conversar, a ser firme e a colher frutos de uma posição coerente”.

Na Assembleia, após uma longa e produtiva discussão sobre o momento atual e, principalmente, sobre os termos do citado Plano de Cargos e Salários – e ficou definido que partirá dos servidores, que se reunirão e trabalharão em três comissões, a sugestão oficial de um documento, um PCS sob a ótica dos trabalhadores – e, após a informação de que o Projeto de Lei com as reposições previstas e o retorno do vale-transporte será enviado à Câmara, os servidores aprovaram a proposta da Prefeitura.

“Esse Projeto de Lei é a nossa garantia e ficaremos, todos nós, diretoria do Sindicato e filiados, atentos”, encerrou José Antônio Esteves.

 

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias