campanha
Restaurante Irmã Zoé

Sesc emite comunicado confirmando fechamentos em Teófilo Otoni

Nota confirma fechamento da Pousada e do Colégio Sesc

 

TEÓFILO OTONI – A repercussão dos atos em defesa do Sesc de Teófilo Otoni já ganharam a capital. Porém, a resposta aos movimentos é de desalento. Em nota enviada ao jornal, após contato da assessoria de comunicação do órgão em Belo Horizonte, é confirmada a necessidade do encerramento de alguns serviços devido dificuldades financeiras. O comunicado alega ainda que os cortes foram feitos por detecção de prejuízo no balanço das contas dos mesmos. Este seria o caso do Sesc Pousada e do Colégio Sesc.

Já sobre um possível fechamento de toda a unidade Sesc em Teófilo Otoni nada foi informado.

 

Nota

 

“O Sesc em Minas informa que, diante do cenário econômico do país, vem realizando estudos e adequações em suas atividades para manter a sustentabilidade da instituição e continuar atendendo os mais de 3,4 milhões de pessoas no estado. Este momento é de atenção não apenas para o Sesc, mas também para todas as entidades do chamado Sistema S, com a perspectiva de uma redução da verba compulsória.

Neste contexto, tornou-se necessário um replanejamento das ações da instituição, no sentido de alocar seus recursos da forma mais efetiva e relevante possível. Algumas unidades de hospedagem foram suspensas, no dia 31 de julho, isso porque as taxas médias de ocupação não chegavam a 50% da capacidade, fazendo com que o funcionamento precisasse ser subsidiado. Este foi o caso da unidade de hospedagem em Teófilo Otoni.

Outro serviço avaliado nesses estudos foi o Colégio Sesc em Teófilo Otoni. Em 2018 foi suspensa a entrada de alunos para o 1º ano, para que se pudesse avaliar a possibilidade de manutenção da escola. O Colégio era o único da instituição a atender o ensino médio, que tem custo elevado e baixa capacidade de atendimento em número de alunos beneficiados. Além disso, é uma diretriz do Sesc que a instituição siga concentrando seus investimentos e esforços à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, modalidades que, no caso de Teófilo Otoni, já possuem oferta de vagas e estrutura suficiente para atender a população do município. Por isso, após todas as análises técnicas e operacionais, concluiu-se que será necessário suspender as atividades a partir de dezembro de 2019.

Seguiremos trabalhando para reforçar a relevância do Sistema S, em especial para os mineiros, que há mais de 70 anos usufruem das atividades e serviços em todas as áreas de atuação do Sesc em Minas”.

Compartilhe :

Uma resposta

  1. Diferente do divulgado na reportagem de 16/ago./2019 não há redução da contribuição compulsória aqui no Sesc. Tal informação poderá ser comprovada no discurso do Presidente Lucio para os colaboradores ocorrido em 26 de fevereiro deste ano, quando no Grande Teatro do Sesc Palladium, Lucio afirmou que a informação para a mídia era uma enquanto internamente dávamos conta.(Evento gravado e transmitido para todas as unidades de Minas Gerais) O que realmente tem ocorrido é que o fruto do trabalho da Rhumo Consultoria, de acordo com o solicitado pelo Sesc em 2017 quando contratado os serviços da Rhumo, para reduzir os salários dos Sesc, faz-se necessário a promoção ou demissão dos funcionários que estão em faixa não existente pelos apontamentos dos estudos da Rhumo, assim, espera-se demitir 70% dos funcionários e contratar a salário mais baixo do atual praticado. Em todo o estado de Minas Gerais seria mais de 2000 funcionários demitidos para adequar as sugestões da Rhumo consultoria. Tal situação pode ser verificado inclusive no site da transparência do Sesc, obrigatório por lei, onde somente a regional Minas Gerais mudou a forma de apresentar esta informação salarial, não dando assim a oportunidade de identificar quais as funções terão redução salarial e consequente demissão dos funcionários que as exercem em toda a Minas Gerais.