campanha
Restaurante Irmã Zoé

Setembro Amarelo quer conscientizar população e prevenir suicídios

 

setembro01Em Teófilo Otoni, a campanha tem como tema: “Espalhe amor, porque de dor e sofrimento o mundo já está cheio. Teófilo Otoni pela valorização à vida!”.

TEÓFILO OTONI – O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a preservação da vida, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.  O movimento acontece durante todo o mês de setembro em todo o mundo. Em Teófilo Otoni, a campanha que acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, traz como tema: “Espalhe amor, porque de dor e sofrimento o mundo já está cheio. Teófilo Otoni pela valorização à vida!”.

Segundo a psicóloga e referência Municipal da Saúde Mental de Teófilo Otoni, Ana Flávia Spósito Onofri, a campanha é uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de chamar a atenção da sociedade para o problema. “É o momento que nós, da saúde mental, sensibilizamos a comunidade, os usuários e familiares, para a importância da valorização à vida, uma vez que mais de 90% dos casos acometidos, de suicídio, são pacientes que têm transtorno mental”, disse.

 

Empoderamento

 

A psicóloga explica que durante todo o mês de setembro haverá ações de conscientização nos CAPS da cidade. “As próprias oficinas vão ser trabalhadas com os pacientes, para que eles produzam artesanatos na cor amarela simbolizando, pra botar na roupa, um lacinho. Para que eles possam se sensibilizar, sensibilizar os seus familiares e comunidade, no território deles. Também vão ser feitos os trabalhos de valorização do tratamento deles, para que eles possam se apropriar do cuidado, se empoderar do tratamento e, consequentemente, potencializar toda essa rede que a gente tem articulado na linha de cuidado”.

 

Avanços na saúde mental

 

Ana Flávia enfatiza que a Rede de Saúde Mental de Teófilo Otoni avançou nos últimos anos. “A gente vem aí, desde 2013, quando começamos com um CAPS só, no município. Um CAPS que atendia todos os pacientes com transtorno mental severo e persistente, crianças, usuários de droga. No final de 2013 nós implantamos o CAPS ad, que é o centro para atender só aos pacientes usuários de droga e agora a gente implantou o CAPS i, que vem contemplar as crianças com transtorno metal e outras comorbidades psiquiátricas”.

Para a diretora de Planejamento em Saúde, Launy Cantão, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é levar qualidade de vida para os teófilo-otonenses. “Nós queremos diminuir esses riscos, a partir do momento que a Prefeitura cria uma rede de ação social e psicossocial para que o profissional de saúde possa desenvolver esse trabalho de prevenção.  Então, é muito importante que a gente esteja nessa caminhada, nesse propósito de levar essas informações à comunidade”, ressaltou.

De acordo com o secretário interino de Saúde, Thalles Contão, a iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura em abraçar causas que visam promover o bem estar da população. “É um evento tradicional da secretaria municipal de Saúde, além de outros temas que a Prefeitura também adota e vem desenvolvendo com muito louvor. Ações educativas que atendem diretamente a comunidade que mais precisa da gente, que são as pessoas com transtorno mental que o CAPS ad e CAPS i e o CAPS 2 já atende e  vem fazendo esse trabalho com muito louvor e consideração, sobretudo àquelas pessoas que precisam e necessitam da saúde pública”, afirmou.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Categorias