A idéia é valorizar os transeuntes, que tem sido desrespeitados no trânsito local. Meta é que os condutores respeitem, no mínimo, a faixa de pedestres
TEÓFILO OTONI – Foi realizado na noite desta terça-feira (18), no auditório do Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio) o lançamento do projeto de Educação no Trânsito – Pedestre na Faixa: Respeitando, a segurança é garantida. Participaram do encontro a diretoria do Sindcomércio, ACE – Associação Comercial e Empresarial, policiais militares, a delegada Verônica Zimerer, o secretário municipal de Obras, Semir Rachid, Edmilson Nascimento ‘Takinha’ Autoridade de Trânsito do Município, o presidente da Associação dos Mototaxistas, Francisco de Assis, empresários, entre outros.
O projeto de Educação no Trânsito é uma parceria entre Sindcomércio e Polícia Militar e tem como prioridade a valorização do pedestre.
“Fizemos o lançamento oficial da campanha, que é de longo prazo, onde pretendemos ficar com ela durante um ano, um trabalho educativo, que tem que começar nas escolas. As primeiras impressões são muito boas”, afirmou o presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar.
A partir desta semana, motoristas e motociclistas serão orientados de que, quando o pedestre colocar o pé na faixa de travessia os veículos devem parar sob pena de ser multado em infração gravíssima.
“Observamos uma reação positiva tanto de motoristas quanto pedestres. Já vimos algumas ações positivas no trânsito da cidade. A expectativa é muito boa para que Teófilo Otoni possa se transformar em uma referência de respeito ao trânsito, ao pedestre, para que possamos viver em uma cidade onde os motoristas e motociclistas respeitem o pedestre, as faixas, e que o pedestre também faça sua parte atravessando nos locais onde existem as faixas determinadas”, concluiu.