TEÓFILO OTONI – A campanha de Educação no Trânsito promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindcomércio) e Polícia Militar será lançada oficialmente no próximo dia 18 de novembro, no entanto, o presidente do sindicato Iesser Lauar com apoio da PM tem realizado uma série de intervenções na cidade, desde a distribuição de material publicitário, panfletos nas escolas a blitze nos principais corredores de trânsito da cidade.
No início desta semana, Iesser, acompanhado de alguns parlamentares que abraçaram a idéia, entre eles, o presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva foram até as ruas da cidade, para avaliar ‘in loco’, como tem sido a receptividade do projeto que, visa, sobretudo, assegurar ao pedestre uma travessia segura nas movimentadas ruas da cidade, claro, utilizando sempre a faixa que lhes é destinada.
“É importante também que os pedestres tenham maior responsabilidade e consciência de seus deveres, devendo agir sempre em respeito aos outros cidadãos contribuindo com a segurança do transito e o respeito por ele retornado. Alguns cuidados ao atravessar as ruas são indispensáveis para evitar um atropelamento e até morte”, afirmou.
Por fim, o presidente do Sindcomércio, Iesser Lauar informou que, por enquanto, as ações promovidas, principalmente na área central da cidade são instrutivas. Os motoristas e motociclistas serão orientados de que, quando o pedestre colocar o pé na faixa de travessia os veículos devem parar sob pena de ser multado em infração gravíssima.

O projeto visa criar normas de interação que promova o respeito e o cumprimento, por parte dos condutores, dos direitos dos pedestres ao atravessarem uma rua

O vereador Northon Neiva simula o gesto que o pedestre deverá fazer quando sinalizar ao motorista (na faixa de pedestre) que pretende atravessar