campanha
Restaurante Irmã Zoé

Sofia Manzano lança 2ª edição de “Economia Política para Trabalhadores” na UFVJM

Autora é professora e pesquisadora da UESB. Ela disse no evento que o seu livro é um ato de resistência e despovoamento da ignorância em tempos de especialistas de internet. Sofia Manzano é dirigente do PCB e foi candidata a vice-presidente da República em 2014, em chapa encabeçada por Mauro Iasi

 

TEÓFILO OTONI – Nessa segunda-feira (16), aconteceu o lançamento da 2ª edição do livro “Economia Política para Trabalhadores”, da economista e professora universitária Sofia Manzano, do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus Vitória da Conquista. Segundo a autora, “mais uma obra fundamental para armar os trabalhadores teoricamente contra as aberrações do capitalismo”. O evento é uma realização do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Econômico Brasileiro (GEDEB). Ele foi realizado no auditório principal do Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mediado pelo professor Dr. Fernando Leitão, docente do curso de Ciências Econômicas e também do Programa de Pós Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade (TAS) da UFVJM. O sociólogo Milton Pinheiro, professor do departamento de Ciências Políticas da UNEB em Alagoinhas, na região metropolitana de Salvador, foi o terceiro ente a integrar a mesa dos debates.

Aberto para toda a comunidade acadêmica, o lançamento contou com a presença de universitários e professores das áreas de Economia e Serviço Social, entre outros cursos da instituição.

Ao final da apresentação, o espaço foi aberto para os presentes falarem suas impressões, tecer comentários e fazer perguntas. As respostas ficaram por conta de Sofia Manzano e Milton Pinheiro.

Ao todo, cerca de 200 pessoas compareceram no evento.

Economia Política para Trabalhadores

O livro, agora editado pelo selo do Instituto Caio Prado Jr, foi revisto e ampliado, com apresentação de Plínio de Arruda Sampaio Jr.

No texto da orelha, escrito por Ricardo Antunes, o interessado já tem uma profunda premissa do que encontrar na obra e sua importância prática e teórica. “O livro de Sofia Manzano, oferece aos leitores e leitoras uma qualificada introdução ao estudo da crítica da economia política desenvolvida por Marx (e também por Engels). A crise, os limites do estado, a questão dos mercados (de terra, de trabalho e de capitais), do endividamento público são apresentadas de modo a compor uma totalidade ampla e explicativa das engrenagens do sistema que comanda a ordem societal vigente, bem como seus estados, suas políticas e suas ações”.

Em sua fala durante o lançamento, Sofia fez questão de salientar a necessidade da obra para a classe trabalhadora, com vistas a obter e dominar o conhecimento que explicita as formas de exploração do capitalismo na relação patrão-empregado, trabalho e produção, apresentar a superação desse modelo, tal qual visto em Marx. “Nosso objetivo é fortalecer o acesso a esta teoria econômica e a apreensão dos significados de seus termos”, disse a autora.

O acadêmico de Economia, Olavo José, fez uma avaliação positiva do lançamento, no que concerne a atos de fomentação das teorias acadêmicas dentro da universidade. “Além de estudarmos e obtermos um conhecimento técnico-científico, é importante estarmos próximos a teóricos da nossa área de estudo e atuação. Já adquiri meu livro, que com certeza muito me enriquecerá em termos de conteúdo acadêmico”, garantiu ele.

Os interessados em adquirir o livro podem encontrá-lo para a compra na Livraria Papo Café, na Rua das Flores.

Compartilhe :
Receba as principais notícias em primeira mão. Cadastre-se.

Últimas Notícias

Condutores reclamam de buraco mal fechado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas Motoristas e moradores de Teófilo Otoni têm manifestado insatisfação com um buraco deixado pela Copasa na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais vias da cidade. O problema está localizado nas imediações do Mercado Municipal, em uma área de asfalto recentemente renovado. De acordo com os condutores, o buraco, que surgiu após uma intervenção da companhia, não foi devidamente fechado, causando transtornos e lentidão no tráfego da região. “É uma via de grande movimento, e um problema como esse pode causar danos aos veículos e até acidentes”, comentou um motorista local. Outro morador realçou o perigo da situação, ao comentar que um motociclista caiu recentemente no local. A Avenida Getúlio Vargas é um importante corredor urbano de Teófilo Otoni, conectando diversas áreas da cidade e servindo como rota principal para o comércio e serviços. A situação agrava-se pelo fato de o local ter recebido melhorias recentes no pavimento, o que, segundo moradores, torna o problema ainda mais frustrante. Os motoristas pedem providências urgentes por parte da Copasa para que o reparo seja concluído adequadamente, restabelecendo a segurança e a qualidade do trânsito na região. Até o momento, não há informações sobre um prazo para a solução do problema.