TEÓFILO OTONI – A Superintendência Regional de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itaipé, promoveu durante dois dias a capacitação de agentes comunitários e agentes de controle à dengue. A capacitação foi ministrada pela Referência Técnica em Dengue da Superintendência Regional de Saúde Teófilo Otoni, Hadailton Amaral e a Referência Técnica de Mobilização Social, Augusto Bernardo do Monte.
Na oportunidade, agentes e enfermeiros do município participaram do encontro, que teve como objetivo padronizar as atividades do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) e promover o conhecimento das atribuições dos agentes comunitários de saúde e agentes de controle a endemias, por meio de integração entre essas equipes, visando melhorar a qualidade no combate à dengue.
“Com a capacitação espero que haja uma integração favorável entre servidores de saúde, agente de controle em Endemias e o Agente Comunitário de Saúde, para que juntos possamos enfrentar a dengue trabalhando no controle vetorial e conscientizando o município, que cada morador precisa fazer sua parte”, ressaltou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Humanização, Fernanda Gonçalves da Silva Rodrigues.
Para o enfermeiro do PSF Centro Pedra do Gado, Maurílio Rodrigues, esses treinamentos são muito importantes.
“Espero que com essa capacitação eu possa ampliar meus conhecimentos e prestar com o aprendizado cuidados com estratégias e ações contra a dengue e suas complicações, vigilância e educação continuada”, afirmou o enfermeiro.
Por sua vez, o coordenador de Endemias do município de Itaipé, Tarcísio Laviola, elogiou a iniciativa da capacitação.
“O nosso objetivo é que haja integração, para que seja feito um trabalho mais efetivo no controle do vetor da Dengue criando também um Núcleo de Mobilização Social”, pontuou.