TEÓFILO OTONI – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde promoveu no auditório do Hotel Palmeiras, o Seminário Programa Healthrise. O encontro foi voltado para gestores municipais de saúde, gestores estaduais, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes do Conselho Municipal de Saúde, UFMG e outros.
O HealthRise, financiado por meio do Medtronic Philanthropy, é um programa global de U$$17 milhões e com duração de cinco anos, especificamente criado para expandir o acesso ao atendimento relacionado a doenças Cardiovascular (DCV) e ao diabetes, entre populações carentes. A meta do HealthRise é contribuir para a redução de 25% na mortalidade prematura associada à DVC e diabetes emregiões-alvo. O programa é direcionado para o Brasil, Índia, África do Sul e Estados Unidos. No Brasil, foram

elencadas duas regiões de saúde para receberem as ações do programa: região de saúde de Teófilo Otoni em Minas Gerais e de Vitória da Conquista na Bahia.
“Esse projeto visa melhorar a qualidade do sistema de saúde no que diz respeito à atenção às doenças cardiovasculares e diabetes”, ressaltou Maria Turci doutora em Saúde Pública e Epidemiologia e Superintendente da Atenção Primária em Saúde da SES-MG.
A Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Ottoni destacou a importância de o município ter sido contemplado com o projeto.

“Ficamos muito felizes de sermos contemplados com o projeto. Precisamos e muito melhorar a nossa assistência, e agora é a nossa grande oportunidade”, finalizou.


