campanha
Restaurante Irmã Zoé

Teófilo Otoni atinge meta da campanha de vacinação contra gripe

TEÓFILO OTONI – O município atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de imunizar 90% dos grupos prioritários. A meta geral atingida foi de 99,10%, sendo 43.911 doses aplicadas de uma população alvo de 44.309 pessoas. A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), transmissor da gripe, começou no dia 10 de abril, realizou o Dia D em 04 de maio e foi encerrada na última sexta-feira, 31.

Segundo os dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica, quase todos os grupos chegaram a meta esperada. Por exemplo, crianças de 06 meses a menores de 06 anos (05 anos, 11 meses e 29 dias), foram aplicadas 11.071 doses, que corresponde a 107,57% do total de 10.292 de crianças alvo. Já os indígenas foram 96,88% e as gestantes atingiram 96,56%. E os idosos com 60 anos ou mais, atingiu 94,49%. Os trabalhadores da saúde pública, 92,74%.

Tivemos grupo que superou sua meta ultrapassando os índices, como a população de puérperas com até 45 dias após o parto, 158,67% que corresponde a 357 doses aplicadas.

Ainda requer atenção é o grupo de professores das redes públicos e privados que chegou a 87,20%, e pacientes com comorbidades (portadores de doenças crônicas) que ficou em 82,35% de pessoas vacinadas. Por isso da necessidade destes dois grupos procurarem os postos de saúde para imunização.

A secretária de Saúde, Maflávia Ferreira comemorou a marca alcançada e agradeceu o empenho de todos na campanha. “As metas da campanha da vacina contra gripe foram atingidas. Queremos agradecer aos nossos idosos, principalmente, porque foi o último grupo que atingiu a meta na última sexta-feira, dia 31 de maio. Agradecer a imprensa, os líderes comunitários, as nossas equipes de saúde, enfim todas as pessoas que participaram conosco. Isso fez com que toda a meta necessária para a cobertura crianças, idosos, gestantes, indígenas, trabalhadores de saúde, puérperas fossem atingidas até 31 de maio. Os únicos grupos que ainda estão próximos de fechar a meta são os portadores de doenças crônicas e professores”, destacou a secretária.

O município de Teófilo Otoni de acordo com a coordenadoria de Vigilância em Saúde, não possui casos confirmados de Influenza H1N1 em 2019. A vacina contra a gripe é indicada por pessoas em maior risco de transmissão (como profissionais da saúde) ou pessoas com maior possibilidade de desenvolver complicações mais graves (como é o caso de idosos) e as crianças- grupo mais suscetível. O inverno é a época de maior circulação do vírus. (Por: Nárjara Luana de Oliveira Batista – SECOM/ Secretaria Municipal de Saúde)

 

Compartilhe :