
Segundo os organizadores, este é o primeiro passo para implantação do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural
TEÓFILO OTONI – No inicio desta semana representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Cooperativa de Trabalho e Desenvolvimento Sustentável dos Vales (COODEVALE), CONSEP e moradores de comunidades rurais do Vale do Mucuri se reuniram para iniciar a montagem do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural. De acordo com Roni Franco, presidente da COODEVALE e diretor do Conselho de Desenvolvimento Rural, o objetivo do Plano, é promover um diagnóstico que contemple a identidade territorial, os eixos estratégicos de desenvolvimento, a visão de futuro e os projetos prioritários para os territórios na região.
“A reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural em parceria com a Coodevales e Consep – Conselho de Segurança Pública Rural foi muito positiva. Nós tivemos a presença de representantes das comunidades rurais, mas também a presença de moradores, que é algo muito importante para nós. Esta foi uma reunião onde traçamos o Plano de Desenvolvimento Territorial Rural, que foi uma idéia alinhada em conjunto com a diretoria do Consep e diretoria da Coodevales. Trata-se de uma proposta muito positiva. Esse plano vai de acordo com as idéias dos moradores das comunidades, distritos e povoados”, informou.
Ainda segundo Franco, o enfoque do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural é uma estratégia integradora de espaços, atores sociais, políticas públicas e valorização cultural.
“O objetivo é identificar as identidades regionais, para promover o desenvolvimento rural sustentável, e implementar políticas públicas por meio da elaboração participativa do Plano de Desenvolvimento Territorial Rural, como no enfoque no fortalecimento das comunidades rurais, com ênfase à agricultura familiar”, informou o presidente da Coodevale.
Por fim, Roni Franco ainda apontou as reivindicações colhidas junto aos moradores, representantes das comunidades rurais da região.
“As principais reivindicações percebidas são quanto aos reparos nas estradas rurais, saúde, educação, transporte escolar, implantação da telefonia celular nos distritos. Essas são as questões que conseguimos levantar com os moradores de distritos e povoados aqui da nossa região”, concluiu.