campanha
Restaurante Irmã Zoé

Teófilo Otoni ocupa 3.022º lugar no Ranking de Eficiência dos Municípios

 

ranking03Posição foi estipulada e divulgada pelo Datafolha, que pesquisou dados dos 5.281 municípios brasileiros

TEÓFILO OTONI – A Folha lançou, em conjunto com o Instituto Datafolha, uma ferramenta inédita que vai aferir quais prefeituras do Brasil são capazes de entregar mais serviços básicos à população utilizando menos recursos financeiros. O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F) leva em conta o atendimento das prefeituras nas áreas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficiência na gestão a receita per capita [por habitante] de cada cidade. O levantamento cobre 5.281 municípios (95% do total) e se utiliza dos dados mais recentes disponíveis para uma base dessa dimensão. Além de separar esse conjunto de municípios em quatro categorias (“Eficiente”, “Alguma eficiência”, “Pouca eficiência” e “Ineficiente”), o trabalho traz vários outros indicadores – como o grau de dependência de cada prefeitura para com os recursos da União e dos Estados, o aumento do funcionalismo na última década e em quais áreas a cidade se sai melhor ou pior.

 

Território Vale do Mucuri

O Território Vale Do Mucuri – MG abrange uma área de 23.221,40 Km² e é composto por 27 municípios: Águas Formosas, Carlos Chagas, Crisólita, Franciscópolis, Machacalis, Malacacheta,Nanuque, Novo Oriente de Minas, Pavão, Poté, Serra dos Aimorés, Umburatiba, Teófilo Otoni, Ataléia, Bertópolis, Campanário, Caraí, Catuji, Frei Gaspar, Fronteira dos Vales, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Ouro Verde de Minas, Pescador, Santa Helena de Minas e Setubinha. A população total do território é de 438.247 habitantes, dos quais 149.091 vivem na área rural, o que corresponde a 34,02% do total. Possui 16.993 agricultores familiares, 203 famíliasassentadas, 7 comunidades quilombolas e 3 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,68.

 

Categorias no REM-F

Eficiente: Nenhum município

Alguma eficiência: Campanário, Itambacuri, Carlos Chagas,

Pouca eficiência: Teófilo Otoni, Pavão, Malacacheta, Poté, Pescador, Águas Formosas,

Ineficiente: Frei Gaspar, Ouro Verde de Minas, Novo Oriente de Minas, Ataléia, Ladainha, Bertópolis, Caraí, Catuji, Fronteira dos Vales, Itaipé, Santa Helena de Minas, Setubinha.

Para consultar a situação de cada município e de seus principais indicadores, basta entrar no site do REM-F e digitar o nome da cidade a ser pesquisada. Também é possível fazer comparações entre municípios e pesquisar o ranking por Estado ou por cidades com população equivalente. O material mostra os municípios mais bem posicionados e os mais mal colocados.

 

Compartilhe :