Evento serve para atrair turistas, gerar negócios, discutir o fortalecimento da categoria e a potencialidade da região no setor de extração e comercialização de gemas. Outros temas discutidos envolvem as novas tecnologias de garimpo, bem como o desenvolvimento e a aplicação de técnicas menos ofensivas ao meio ambiente
TEÓFILO OTONI – Entre os dias 14 e 21 deste mês, a Praça Tiradentes receberá visitantes, compradores, empresários e expositores de várias partes do país durante o 6º Encontro Nacional dos Garimpeiros. A atividade acontece simultaneamente com a 6ª Amostra de Produtos de Garimpo, no Anfiteatro da Praça Tiradentes, das 8h às 18h.
De acordo com Robson Andrade, presidente do Sindicato Nacional dos Garimpeiros, o já tradicional evento é um marco para o cooperativismo na região, pois nele são discutidos temas pertinentes ao fortalecimento da categoria, como as técnicas de pesquisa, o tratamento e o beneficiamento mineral, o reaproveitamento de áreas já exploradas por grandes empresas e toda a potencialidade da cidade e demais municípios da região.
“Para a Amostra de Garimpo e Encontro dos Garimpeiros foram convidados técnicos do setor de Meio Ambiente e Cooperativismo, para promovermos uma série de palestras no Anfiteatro da Praça Tiradentes durante o evento”, afirmou.

O Encontro Nacional dos Garimpeiros e Amostra de Produtos de Garimpo, acontece entre os dias 14 e 21 deste mês, no Anfiteatro da Praça Tiradentes, das 8h às 18h
Segundo Andrade, quando há fortalecimento da categoria, mais oportunidades de ganho se concretizam.
“Considerando a presença da atividade de garimpo na região, e junto com ela toda uma tradição, costumes e riquezas culturais de Teófilo Otoni, não podemos ficar à margem das propostas de desenvolvimento. Precisamos nos posicionar como um instrumento estratégico para o fortalecimento de empreendimentos. Afinal de contas nós estamos perdendo o nome e o brilho das nossas pedras, e até mesmo o nome de Capital Mundial das Pedras Preciosas”, finalizou.