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Teófilo Otoni receberá vôos regulares a partir da 2ª quinzena de agosto

– O aeroporto Kemil Kumaira em Teófilo Otoni foi um dos contemplados com o Projeto de Integração Aérea

São 60 partidas semanais entre o Aeroporto da Pampulha, em BH, e 12 municípios mineiros, com tarifas subsidiadas. Programa do Governo Estadual beneficia Teófilo Otoni

TEÓFILO OTONI – O Projeto de Integração Aérea Regional (Pirma), lançado pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), tem seus primeiros vôos previstos para o dia 17 de agosto. As linhas ligarão Belo Horizonte (Pampulha) a outros 12 municípios mineiros, entre eles, a cidade de Teófilo Otoni. São 60 vôos semanais, sendo alguns destinos com periodicidade diária. As aeronaves serão do modelo Cessna Grand Caravan 208, com capacidade para nove passageiros, além de dois tripulantes.

A previsão é de que a venda de vouchers comece a ser feita em agosto, após um período de testes
A previsão é de que a venda de vouchers comece a ser feita em agosto, após um período de testes

O Pirma vai interligar, inicialmente, a capital aos seguintes municípios: Teófilo Otoni, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Juiz de Fora, Muriaé, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Ubá, Varginha e Viçosa.

A grade de vôos já pode ser consultada no site voeminasgerais.com.br. A previsão é de que a venda de vouchers comece a ser feita em agosto, após um período de testes. O sistema será o mesmo adotado pelas companhias aéreas, via e-commerce (cartão de crédito) e emissão imediata do bilhete.

A tarifa média será de R$ 300 por trecho, com parte dos recursos subsidiados pela Codemig. O objetivo é garantir o funcionamento do serviço nos primeiros 12 meses até a sua consolidação. O trecho mais barato é Belo Horizonte-Divinópolis, a partir de R$ 160. Teófilo Otoni a BH/capital Teófilo Otoni terá uma tarifa média de R$ 500.

A Codemig prevê a expansão do serviço em um segundo momento para outras localidades. “Nosso objetivo é oferecer essa demanda, estimular esse consumo e dinamizar a nossa economia, buscando um potencial de ampliação já apontado em pesquisa”, diz a diretora de Fomento à Indústria Criativa da Codemig, Fernanda Medeiros Azevedo Machado. “Há regiões, por exemplo, que não há tanto interesse de vôos para a capital, mas para outros pontos do Estado”.

A operação a partir dos 12 destinos definidos nesta primeira etapa levou em conta  pesquisa de mercado feita junto a 31 municípios. O levantamento mostrou algumas particularidades e subsidiou a elaboração da escala de voos.

“Há cidades em que a maior demanda está na chegada de voos às sextas-feiras, com retorno às segundas-feiras, o que é comum no interior”, exemplifica Fernanda.

 

Infraestrutura

A diretora da Codemig ressalta que todos os aeroportos atendidos já contam com infraestrutura adequada, devidamente autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que não exigiu investimento significativo.  “Foi um processo muito produtivo”, diz a diretora.

Segundo Fernanda, o transporte de cargas também está previsto no projeto, levando em consideração o porte da aeronave e as determinações da Anac. “Esta é uma maneira de garantir mais competitividade e estimular negócios no nosso estado”, afirma.

 

Iniciativa

O Pirma é uma iniciativa inédita no estado. No Norte do País, o uso de pequenas aeronaves é comum, onde o acesso a algumas localidades é restrito, e o transporte regional por pequenas aeronaves revelou-se um grande facilitador.

Para Minas Gerais, que possui uma área total de quase 600 mil quilômetros quadrados, o investimento na regionalização por meio do transporte aéreo é também estratégico e indispensável para atender à meta de redução das desigualdades nos 17 territórios de desenvolvimento.

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