campanha
Restaurante Irmã Zoé

Teófilo Otoni: um futuro glorioso

Elisa Augusta de Andrade Farina é presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, professora universitária e escritora
Elisa Augusta de Andrade Farina é presidente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, professora universitária e escritora

“As nossas certezas transformam-se em realidade desde que haja uma vontade inabalável em concretizá-las”

Antes de serem escritos, os pensamentos dormem dentro de nós. Anterior da escrita, a vida. Ligados de apatia e inovação, os envolvimentos, as maquinações, os encontro/desencontros, tudo se adéqua a contribuir para a representação do que mais tarde será exposto.

O pensamento é anterior a palavra escrita, a aflição de ver estilhaçado os paradigmas que até então sustentavam nossas “paredes conceituais”, nos petrificam. Temos que fazer um esforço hercúleo para externar o que habita o nosso imaginário, que necessita ser analisado de forma coesa e imensurável.

Minha memória equilibra-se nos andaimes da existência, concentra-se nas esquinas em que todos passam despreocupados, vai ao longe do mais longe onde muita gente foi deixada, relacionando antigos sonhos e velhos modos de ser, criando elos atemporais que motivam evocativas perguntas, sopradas pelas brisas do ontem.

Anossa Teófilo Otoni, de um passado glorioso, acorda do sono letárgico a que foi acometida e qual águia, alça voo aos píncaros do desenvolvimento. Não é quimera, é verdade.  A nossa cidade nunca esteve tão bem no que concerne ao desenvolvimento do conhecimento.

Não vou fazer uma análise nos âmbitos econômicos, sociais e políticos por não ser expert nestes assuntos, tenho como foco, mostrar o que de bom nessesanos , foram conquistados para o seu engrandecimento. Quero pontuar o que de melhor a nossa cidade tem a oferecer a seus habitantes e aos visitantes casuais que sempre voltam depois de experimentarem a deferência que só as cidades especiais são capazes de oferecer.

São novos tempos. Os horizontes se expandem cada vez mais, movidos pelos ventos auspiciosos que anunciam uma nova era de concretizações. Uma energia envolve a todos numa busca unânime de divulgar, de despertar em seus habitantes a magia de pertencimento, nunca visto. A nossa cidade cresceu muito no que concerne ao desenvolvimento do conhecimento, somos uma cidade universitária que agrega em seu bojo vários segmentos profissionais, o que facilita aqueles que buscam aprimoramento sem precisar ausentar-se do aconchego do lar. Isso é um conforto para a família e a cidade também é beneficiada, a geração de renda não é afetada.

Podemos nos orgulhar do direcionamento cultural da nossa cidade, a Academia de Letras de Teófilo Otoni, é uma realidade, está no auge de desenvolvimento agregando a todo momento novos Membros e novas abordagens culturais. Somos um povo privilegiado, temos de valorizar e “cultuar” o que de melhor a nossa cidade nos oferece, com orgulho e espírito cívico. Parafraseando Guimarães Rosa sintetizo o meu sentimento:” o correr da vida embrulha tudo: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”…                                                                                                                                                  Vamos fazer de nossa cidade um lugar bom de se viver onde cada cidadão, cumpra a sua parte e contribua efetivamente para o seu progresso. Que esse Natal seja um Natal de sonhos, como se fosse idealizado no espírito, sentido no coração e partilhado na solidariedade. Melhor do que todos os presentes debaixo da árvore é a presença de uma família feliz, de uma cidade que acolhe e proporciona a tão falada felicidade.

Compartilhe :