
O vereador Thalles Contão foi o articulador para a aprovação do projeto que permitirá a ampliação do instituto
Foi aprovado pelo parlamento municipal o projeto de lei que permitirá a ampliação do terreno do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG)
TEÓFILO OTONI – O projeto de lei enviado pelo executivo municipal, após indicação do vereador Thalles Contão (PT), prevê a ampliação da área IFET (que na região norte e nordeste de Minas Gerais ficou como IFNMG), através da incorporação de aproximadamente 75.000 m² do terreno vizinho com o intuito de implantação de futuros empreendimentos, novos cursos e o reflorestamento da região em torno do instituto.
Ao defender o projeto, Thalles Contão, que foi o grande articulador da iniciativa, ressaltou que a educação é um valor absoluto, dever do Estado e direito do cidadão.
“A aprovação do projeto que garante a ampliação do IFET é a garantia de uma educação gratuita e de qualidade para a nossa juventude, através da qualificação profissional. Há uma diferença entre ser político e ser estadista. Um político pensa apenas na próxima eleição, mas o estadista pensa na evolução das pessoas e na formação de novas gerações. É preciso pensar adiante e no resultados que as nossas ações terão na vida das pessoas em um futuro próximo”, afirmou o parlamentar
Para o coordenador de ensino do instituto em Teófilo Otoni, Thiago Miranda, a previsão de conclusão do campus na cidade será em 2015, funcionando provisoriamente no CAIC. Entretanto, esta iniciativa permite ainda na fase de construção, a ampliação do campus, o que poderá garantir novos cursos e um maior número de vagas ofertadas.

Thalles e estudantes de Engenharia da UFVJM realizando visita técnica às obras de construção do IFET
Funcionamento
O primeiro vestibular para o IFNMG aconteceu no último dia 12. Ao todo mais de 300 pessoas concorreram às 180 vagas disponibilizadas em três cursos técnicos de Informática, Meio Ambiente e Administração.
Até a finalização dos prédios que abrigarão o instituto (com previsão para o segundo semestre de 2015), as aulas e o departamento administrativo funcionam num espaço cedido pela Prefeitura no prédio do Caic, bairro Castro Pires.