[vc_row][vc_column][vc_column_text]Clube tem jogadores novos e com futuro promissor no mercado da bola, que já estão sendo sondados por dirigentes do América para 2019. A competição é transmitida ao vivo pela Rádio Mucuri
TEÓFILO OTONI – Uma das mais tradicionais e longínquas competições de futebol de várzea do estado, realizada há muitos anos nas regiões dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, a Copa Aranãs, chegou a mais uma final neste ano de 2018. O jogo será nesta quinta-feira (15), em Capelinha, a partir das 17h, no estádio municipal Newton Ribeiro. Os ingressos podem ser comprados somente até esta quarta (14).
O time Amigos, de Teófilo Otoni, enfrenta o Capivari, de Capelinha. As duas partidas serão realizadas na cidade do Vale do Jequitinhonha. O segundo tento será neste sábado (17), com data de início às 19h. Segundo dirigentes do Amigos, a decisão dos dois jogos ser na casa do adversário foi de comum acordo entre as equipes e patrocinadores.
Amigos, do futsal para celeiro da várzea
Segundo um dos organizadores do Sociedade Esportiva Amigos, Ranílson, de Teófilo Otoni, os atletas participam voluntariamente. Ainda de acordo com ele, o foco do clube de amigos é o futsal. “Há alguns anos atrás praticávamos o futebol de campo, mas depois paramos e continuamos apenas com o futebol de salão. Porém, neste ano fomos convidados para a Copa Aranãs, aceitamos, jogamos bem, o time deu liga e vamos disputar a final”, resumiu.
A maioria dos jogadores são de Teófilo Otoni. “São pessoas que nos seus horários de folga praticam o futebol, de maneira voluntária. De fora temas apenas um atleta, o Luciano Mourão, da cidade de Jequitinhonha. Pagamos a ele o combustível do transporte para compor nosso grupo”, informou Ronílson.
Apesar de não haver uma rotina de jogos específicos de treinamento, tanto pela falta de custeio quanto pela prática ser inteiramente voluntária e amadora, o clube teófilo-otonense tem o artilheiro da competição, o jovem Cristian, do distrito de Mucuri, com 12 gols.
“Tem vários atletas novos e desconhecidos do grande público com muito potencial, como Denner, morador da Turma 37, e seu irmão, além de outros que estão indo bem na competição”, resumiu Ranílson.
Copa Aranãs 2018
O torneio começou com 09 equipes divididas por região. O time de Teófilo Otoni jogou contra os clubes de Novo Cruzeiro e Malacacheta, num total de 04 partidas. Ranílson explicou como funcionou as fases anteriores do torneio. “Depois dos jogos iniciais veio a fase de mata-mata. Pegamos dois times de Capelinha, nas quartas de final e na semifinal. Passamos e agora vamos para a final contra outra equipe desta cidade”.
Incentivo ao esporte
Entre os incentivadores do clube de várzea teófilo-otonense está o Dr. João Domingos, advogado, radialista e vereador na cidade de Ladainha. Ele, que foi diretor executivo de futebol do Santo Antônio Esporte Clube de Teófilo Otoni até o mês de julho último, disse que tem por primazia entre os seus trabalhos sociais incentivar o esporte na região. “Além do esporte ser um canalizador para as práticas saudáveis de vida, ele resgata as pessoas do ócio e de envolvimento com práticas nocivas à sociedade, principalmente entre os mais jovens. Além disso, gosto da área do futebol. Penso que é incentivando os clubes de várzea que alimentamos o surgimentos de pratas da casa para o futebol local”. Nessa fala Dr. João Domingos faz alusão à contratação de 03 jogadores do Amigos pelo América de Teófilo Otoni, que disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Outro atleta do grupo é um indígena da etnia Maxakali, da tribo de Ladainha. Ele não pode participar da Copa Aranãs por problemas com prazos de inscrição e documentação. “Mas joga o fino da bola. Em breve vocês ouvirão falar dele”, garantiu Dr. João.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_gallery type=”nivo” interval=”5″ images=”28416,28417,28418″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row]