Governador falou sobre a possibilidade da aplicação de uma terceira dose durante visita a Montes Claros, mas não citou qual é o imunizante. Plano Nacional de Imunização tem três vacinas que precisam da aplicação de duas doses: CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.
DA REDAÇÃO – Em visita a Montes Claros, o governador Romeu Zema afirmou que Minas Gerais está participando de discussões sobre a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, mas não citou qual é o imunizante. Atualmente, o Plano Nacional de Imunização tem três vacinas que precisam da aplicação de duas doses: CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.
O governador também afirmou que até o mês de setembro todas as pessoas acima de 18 anos deverão ter recebido pelo menos uma dose da vacina, conforme foi anunciado no mês de julho, quando será iniciada o que ele chamou de ‘Fase 2 do Plano Nacional de Imunização’.
Esse final de vacinação em setembro para acima de 18 anos deverá ser uma etapa do plano de imunização. Tudo indica que uma terceira dose deverá ser aplicada em boa parte da população. E adolescentes e crianças também deverão ter aí o seu lugar a partir de setembro. O Ministério da Saúde, o nosso Secretário de Saúde, tem participado dessas discussões e em breve nós deveremos ter algumas informações a respeito dessa Fase 2 do Plano Nacional de Imunização”, disse o governador.
Em nota, o Ministério da Saúde esclareceu que vai iniciar um estudo inédito para avaliar a necessidade de uma terceira dose para quem tomou a CoronaVac.
“A pesquisa, que será realizada em parceria com a Universidade de Oxford e deve começar em duas semanas, vai verificar a intercambialidade da CoronaVac com outros imunizantes disponíveis para a população brasileira”, diz a nota. (Por Marina Pereira, TV Grande Minas, Montes Claros)
#vacina #coronavac #pfizer #astrazeneca #terceiradose #minasgerais #jornaldiarioteo